O Ministério da Educação e Ciência (MEC) felicitou hoje a equipa que representou Portugal nas Olímpiadas Internacionais de Física, que decorreram em Bombaim, na Índia, pela conquista de uma medalha de bronze e três menções honrosas.

“O Ministério da Educação e Ciência felicita a equipa que representou Portugal na 46.ª Edição das Olimpíadas Internacionais de Física que terminaram hoje em Bombaim, na Índia, pela conquista de uma medalha de bronze e três menções honrosas”, refere o MEC, em comunicado.

A Universidade de Coimbra anunciou hoje que Grégory Bonaert, do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, Lagos, obteve medalha de bronze. André Lello de Almeida (Colégio Luso-Francês, Porto), José Guilherme Matos (Escola Secundária de Mirandela) e João Antunes (Escola Secundária da Amadora) tiveram menção honrosa.

David Pereira (Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede) foi outro dos representantes portugueses na prova.

O vencedor absoluto desta Olimpíada, que obteve a melhor classificação no conjunto dos dois testes, foi um estudante da Coreia do Sul, Taehyoung Kim.

Participaram nesta competição 382 estudantes finalistas do ensino secundário de 82 países.

Esta Olimpíada é uma competição anual em que jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois longos e difíceis exames (um teórico e um experimental).

O nível de conhecimentos exigidos para realizar estas provas vai muito além do programa de Física do ensino secundário, obrigando os estudantes a imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação.

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física, com o patrocínio do Ministério da Educação e da Ciência, da Agência Ciência Viva, da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian.

O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas atividades da escola Quark de Física para jovens.

 

Por: Lusa