A Agência Portuguesa do Ambiente, informa que se prevê a ocorrência de intrusão de massa de ar proveniente do Norte de África contendo partículas e poeiras em suspensão que poderão afetar a qualidade do ar, dia nos dias 6 e 7 de junho.

A continuação de uma configuração sinóptica caracterizada por uma depressão localizada sobre o norte de África e um centro de altas pressões a este de Espanha, em conjugação com a previsão de vento fraco a moderado do quadrante leste dará continuidade ao transporte de partículas e poeiras em suspensão com origem nos desertos do norte de África. O evento natural irá afetar todo o território de Portugal Continental, sendo de maior intensidade na faixa interior do mesmo (com um acréscimo nas concentrações de PM10 entre 40-80 mgm -3 ou superior no caso da região do Alentejo Interior). A análise comparativa dos modelos de prognóstico de dispersão e transporte de poeiras pela circulação atmosférica indica, para o dia seguinte, que este episódio de intrusão de partículas poderá manter-se. 

Transporte de partículas naturais com origem em regiões áridas: O transporte de longa distância de partículas com origem natural, em zonas áridas do Norte de África, como é o caso dos desertos do Sahara e Sahel pode causar elevados níveis de PM10. Em Portugal e nos países Mediterrânicos estes eventos são mais frequentes nos períodos de primavera e verão.

 

Por: APA