... o desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade e perante milhares de pessoas (www.festasdelisboa.com). O desfile tem início às 21h00 e é de entrada livre.
O Município de Portimão será representado nas Marchas Populares de Lisboa 2016 com a participação da Marcha Popular de Portimão, que terá como tema “A Sardinha”, sendo composta por 24 pares de marchantes de algumas coletividades do concelho, nomeadamente, o Sporting Glória ou Morte Portimonense, a Sociedade Recreativa Figueirense, o Centro de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e a Marcha da vila de Alvor. Para além dos marchantes a Marcha será, ainda, composta por quatro aguadeiros e um cavalinho de 12 elementos, o que perfaz 64 participantes.
A Marcha de Portimão junta-se à festa nesta partilha de experiências, costumes e tradições, tendo como tema a sardinha, com o intuito de recuperar as tradições ligadas ao mar, onde a faina e as descargas do peixe à beira do Rio Arade são o refrão, o traje, a coreografia e os arcos desta marcha. Nos adereços desta participação foi tido em conta a reciclagem de alguns materiais, nomeadamente garrafões de plástico para a composição das escamas nas saias das marchantes, tudo isto para diminuir os encargos inerentes à mesma.
A participação da Marcha Popular de Portimão, fruto de muitas vontades e esforços conjuntos é um fator de potencialização de afluxo turístico ao concelho, pela relevância da sua visibilidade a nível nacional e internacional, uma vez que as Marchas de Lisboa serão transmitidas em direto, quer para todo o País, quer para o estrangeiro, através da RTP Internacional, podendo fidelizar e atrair novos visitantes e tornar-se um forte impulsionador da economia local.
Junho é sinónimo de Santos Populares em todo o país e é o mês de todos os arraiais, da sardinha assada e de manjericos, mas também de bailaricos pela noite dentro como manda a tradição. Em Portimão, as comemorações dos Santos Populares tem início na sexta-feira, dia 10 de junho com os tradicionais desfiles das Marchas nas ruas das freguesias e que este ano retornam à Praia da Rocha e contam não só com a participação de quatro coletividades do município, mas também com a presença de marchas convidadas dos concelhos vizinhos. O centro da cidade, nomeadamente a zona histórica ganha nova vida, recuperando algumas tradições desta época até dia 29 de junho. O programa estará disponível brevemente.
A Câmara Municipal de Portimão apoia esta iniciativa da “sociedade civil”, sendo que o movimento associativo é uma das vertentes mais marcantes da política autárquica em prol do desenvolvimento das populações, mobilizando em torno de si toda uma comunidade.
Por: CM Portimão