Iniciativas de prevenção e sensibilização para uma melhor saúde nos centros MAR Shopping, Meeting Places da Ingka Centres em Portugal estão a divulgar rastreios junto das comunidades e parceiros sociais com vista a envolver faixas da população cujo acesso a ações de prevenção é limitado
Em outubro, o MAR Shopping Algarve vai assinalar o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, no dia 30, com uma ação de sensibilização para a importância do autoexame mamário. Já o MAR Shopping Matosinhos disponibilizará um rastreio ao desenvolvimento infantil. Estas são as duas ações gratuitas previstas para mais um mês em que os dois meeting places da Ingka Centres voltam a sensibilizar as comunidades em que estão inseridos para a importância da deteção precoce de indicadores de saúde que careçam de acompanhamento médico, bem como para boas práticas em matérias de saúde e bem-estar.
 
No MAR Shopping Algarve a ação decorrerá no dia 30, junto à Farmácia e Clínica HPA (piso 0). No MAR Shopping Matosinhos envolverá todo o fim de semana, 29 e 30 de outubro, e terá lugar no piso -1, junto à REFOOD. Ambas as ações se realizam entre 11h00 e as 18h00 e o acesso funcionará por ordem de chegada.
 
Com esta iniciativa, o MAR Shopping Algarve volta a associar-se às celebrações do mês rosa, dedicado à prevenção do cancro da mama, uma doença que, segundo a Liga Portuguesa contra o Cancro, tem uma taxa de sobrevivência em Portugal superior a 90% se detetada e tratada precocemente. Em parceria com a Associação Oncológica do Algarve, instituição sem fins lucrativos de apoio ao doente oncológico, realiza este despiste com vista à sensibilização da comunidade para a importância do autoexame da mama. Na ação, será usada uma prótese para uma explicação mais prática.
 
Rastreios ao desenvolvimento infantil no MAR Shopping Matosinhos
 
Em pediatria, desenvolvimento infantil refere-se a um número muito vasto de competências que permite às crianças interagir, aprender e explorar o que a rodeia e a adaptar-se a esse meio envolvente. Entre os sinais de que algo no seu desenvolvimento poderá estar abaixo do que é esperado para a devida faixa etária poderão estar as dificuldades associadas à interação social não só com os pares, mas também com os adultos, à comunicação (olhar, apontar, ...), às questões da aprendizagem, assim como às questões socioemocionais, comportamentais, sensoriais e motoras.
 
Por exemplo: não manter o contacto ocular com o outro, não responder ao nome, não emitir sons, a hipotonia (músculos fracos e postura descaída), não conseguir andar sozinha até aos 15 meses, não conseguir articular mais de duas palavras para formar uma frase aos 28 meses e não controlar os esfíncteres até aos cinco anos. No entanto, o diagnóstico não é fácil. Consequentemente, poderá existir um atraso no apoio essencial às famílias. Procurar ajuda especializada de forma precoce assegura um melhor prognóstico e uma melhor qualidade de vida.
 
O rastreio ao desenvolvimento infantil, que o MAR Shopping Matosinhos irá receber, avaliará eventuais dificuldades por profissionais especializados no Desenvolvimento, nas áreas da comunicação e linguagem, motricidade fina e global, assim como nas questões relacionadas com o foro psicológico das crianças com idades entre um e 17 anos. A ação ficará a cargo do O2a – Centro Desenvolvimento e Terapia, que procura dar resposta a variadas problemáticas do Desenvolvimento, como por exemplo a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA),Medos ou Fobias, Dificuldades de Aprendizagem, Perturbações de Ansiedade, Gaguez, Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), Seletividade Alimentar e questões Sensoriais.
 
 
Sobre a Ingka Centres
 
A Ingka Centres integra o Grupo Ingka (que também inclui a IKEA Retail e Ingka Investiments). A Ingka Centres tem mais de 40 anos de experiência na gestão de centros comerciais e trabalha atualmente com mais de 3.000 marcas e cerca de 7300 lojas em todo o mundo, distribuídas por 47 centros comerciais em 16 países. Os centros comerciais da Ingka Centres são geridos sob diferentes marcas comerciais, incluindo MEGA na Rússia e LIVAT na China, sempre ancorados em lojas IKEA. Os centros Ingka recebem e servem globalmente mais de 370 milhões de visitantes todos os anos em meeting places ancorados em lojas IKEA. A Ingka Centres cria meeting places colaborando com as comunidades locais, bem como com os lojistas e parceiros, para garantir que os mesmos são destinos com significado emocional que agregam valor e constroem conexões sociais. www.ingkacentres.com
 
Sobre AMAR
 
«AMAR» é a marca da política de Sustentabilidade dos centros comerciais da Ingka Centres em Portugal, MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Tendo como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2030 (20 anos antes da meta Europeia) e contribuir para vidas mais saudáveis, sustentáveis e felizes, os dois centros comerciais orientam esta política para as comunidades em que se inserem. «AMAR» integra ações de cariz ambiental, social e económico e com um propósito real e visível nas vidas das pessoas que apoia.