Este domingo chegou ao fim a 16ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, que esteve a decorrer em vários pavilhões desportivos do concelho de Albufeira, de 3 a 7 de abril.

Mais de 1000 atletas, 72 seleções nacionais, 144 treinadores, 150 árbitros e oficiais de mesa, 15 fisioterapeutas, 15 selecionadores nacionais, 90 dirigentes, outros profissionais da área, pais e acompanhantes dos jogadores, apadrinhados pelo albufeirense Tomás Barroso, antigo internacional português da modalidade, transformaram Albufeira, durante estes cinco dias, na capital nacional do Basquetebol. Os primeiros lugares do pódio foram repartidos entre as seleções de Lisboa (1.ª em sub-14 femininos e 1.ª em sub-16 masculinos) e Porto (1.ª em sub-14 masculinos e 1.ª em sub-16 femininos).

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinha “trata-se de um momento muito especial para os jovens, quer pela possibilidade de participarem numa competição com os melhores atletas do país dos respetivos escalões etários, mas também pela partilha de valores positivos, pelo convívio, companheirismo e amizades que ficam para a vida”. Na cerimónia de encerramento, o autarca despediu-se até 2025 e deixou a garantia de que a próxima edição se irá realizar mais uma vez em Albufeira.

 

A Festa começou no dia 3 de abril, com o desfile das Comitivas pela baixa da cidade e a cerimónia de Boas-Vindas, na Praça dos Pescadores, onde não faltaram a simpatia das mascotes Blitz e Tiry e a música de Miguel Filhó para animar as “hostes”.

A competição colocou em campo as seleções distritais nos escalões sub-14 e sub-16, femininos e masculinos que deram tudo por tudo para subir ao pódio.

Os jogos, que foram disputados em vários pavilhões desportivos do concelho, decorreram com muita garra por parte das equipas e enorme apoio das respetivas claques e público presente.

A seleção de Lisboa arrecadou o primeiro lugar do pódio em sub-14 femininos, o segundo lugar foi para a equipa de Aveiro e o terceiro lugar para a Associação de Basquetebol de Santarém. Em sub-14 masculinos, o Porto foi o grande vencedor, ficando Lisboa em segundo classificado e a Associação de Basquetebol do Algarve subiu ao pódio em terceiro lugar.

No escalão sub-16 femininos o Porto sagrou-se vencedor, cabendo o segundo lugar a Lisboa, ficando em terceiro classificado a equipa da Associação de Basquetebol de Aveiro. Em sub-16 masculinos a vitória foi para Lisboa, o segundo classificado foi Aveiro e a terceira posição do pódio foi ocupada pela Associação de Basquetebol do Porto.

A Entrega dos Prémios e a Cerimónia de Encerramento decorreram no Pavilhão Municipal de Albufeira. Para além das medalhas entregues aos primeiros três classificados de cada escalão (femininos e masculinos), foi assinalado um momento especial em que foram entregues os seguintes prémios: “árbitro revelação”, Fábio Alves da Guarda; “oficial de mesa revelação”, Mónica Gameiro de Lisboa; “árbitro atitude”, Filipe Silva de Castelo Branco e “prémio de melhor claque”, atribuído a Aveiro.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira disse estar muito orgulhoso por continuar a receber a maior competição federada de basquetebol juvenil no concelho, deixando a garantia que “a 17ª edição (12ª com a colaboração do Município) se irá realizar uma vez mais em Albufeira”. José Carlos Rolo agradeceu à Federação Portuguesa de Basquetebol e à Associação de Basquetebol do Algarve (organizadores da Festa), aos clubes do concelho e aos técnicos da autarquia que colaboraram para que a iniciativa fosse um sucesso, tendo destacado, igualmente, a presença de “Tomás Barroso, um albufeirense que é o exemplo vivo para os atletas do que melhor se faz na modalidade e que com esforço e empenho se pode chegar mais longe”.

O autarca destacou a vertente solidária do evento, que este ano atribuiu 3 mil e oitenta euros à ADSA – Associação de Recolha de Sangue e Medula Óssea de Albufeira e disse estar muito feliz porque “este é mais um evento de grande qualidade desportiva que contribui para suportar positivamente a candidatura de Albufeira a Capital Europeia do Desporto 2026”, cujo dossier de candidatura foi entregue ao presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto na passada sexta-feira dia 4 de abril.

O presidente da Federação Portuguesa do Basquetebol, Manuel Fernandes, por sua vez, agradeceu a excelente colaboração do Município de Albufeira “sem a qual não estaríamos aqui pelo 11.º ano a fazer esta grande Festa do Basquetebol e por termos a garantia, por parte do presidente da Câmara, que no próximo ano iremos continuar esta parceria tão positiva. Ganha a modalidade, os atletas, os clubes e as associações, ganha Albufeira que durante estes dias é a capital nacional do basquetebol”.