O cantor, compositor e músico Luar acaba de editar o novo single «faz parte», já disponível em todas as plataformas digitais

Com letra e música da sua autoria, esta canção antecipa o EP de estreia a solo "a beleza de todas as coisas" e marca uma nova etapa na carreira do produtor de temas como 'Asas (Eléctricas)', de Marisa Liz, ou ‘Grito’, de iolanda, vencedor do Festival da Canção 2024 e que irá representar Portugal na Eurovisão, que decorre em Malmö, na Suécia. 

"Há pessoas, sítios e sensações que nos fazem reconectar com a nossa criança interior e a Música sempre teve esse efeito em mim. Esta canção é um símbolo dessa inocência: uma forma de olhar para a vida com carinho, mesmo quando os dias são mais escuros, aceitando que são essas voltas emocionais que tornam a nossa experiência única", revela Luar"A 'faz parte' é a beleza da nostalgia de memórias distantes, é a força que é encontrada no processo da autoexpressão. Nasceu de um momento de criação sem regras, tendo sido grande parte da composição e da produção feita em apenas algumas horas, ideias que se mantiveram praticamente inalteradas até a versão final", refere ainda.

Produzido pelo próprio Luar, o tema 'faz parte' conta com o artista nas guitarras, baixo, piano, ambientes, vozes e mistura, Francisco Santos na bateria, Tomás Martin no saxofone, YANAGUI no piano e masterização por Sassá Nascimento. Estes músicos convidados contribuíram para "elevar o universo orgânico que pretendia explorar" nesta canção, afirma Luar.
 

‘faz parte’ antecipa o EP de estreia "a beleza de todas as coisas", que será editado em breve e é descrito pelo artista como "um conto multidisciplinar que explora as dores de crescimento de um jovem adulto que se quer descobrir pelos caminhos da autoexpressão". O tema apresenta-se com um videoclipe realizado por Tiago Carvalho, filmado em Super 8 numa viagem pelo Sri Lanka.

De um processo criativo assente na liberdade de experimentação sónica em busca de sons e timbres novos para usar e juntar de formas diferentes nasce "a beleza de todas as coisas", o primeiro curta duração em nome próprio de Luar, produtor e multi-instrumentista que se afirma agora como cantor e intérprete a solo.

Este projeto expande-se para além das fronteiras de um EP de 7 músicas, uma vez que o artista "não procura dar respostas mas sim descobrir algum balanço no seguimento natural da vida, observando o acaso da existência, as memórias às quais nos associamos e a forma como as carregamos", confessa Luar. O artista debruça-se neste processo sobre uma série de colaborações e projetos visuais que, tal como a música, não se definem numa só linguagem, e estendem o seu universo sónico.

Samuel Cruz