A iniciativa contou com a participação de 124 alunos da Escola Secundária de Loulé

A Associação Olhos da Juventude, através da Loja Europa Jovem e a Escola Secundária de Loulé, através do Clube Europeu e em parceria com a Câmara Municipal de Braga, Fundação Bracara Augusta, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, através do Centro Europe Direct Algarve, Comissão Europeia e do Parlamento Europeu promoveram no passado dia 3 de outubro o Meeting Europa Jovem, com o objectivo de colocar os jovens estudantes da cidade de Loulé a discutir as políticas na União Europeia.

A educação não formal, a aprendizagem ao longo da vida e o voluntariado são vitais para a formação dos mais novos enquanto futuros profissionais. É dito e reconhecido em diversos fóruns de educação que a melhor escola é a “escola da vida”, enquanto complemento à vida na escola. Foi com este prepósito que os parceiros da Loja Europa Jovem de Loulé da Associação Olhos da Juventude juntaram-se e promoveram um conjunto de discussões sobre os temas mais importantes da Europa, nomeadamente educação e juventude, justiça e direitos fundamentais, ação climática, emprego e assuntos sociais, cultura e união económica e o euro.

A iniciativa contou com a participação de 124 alunos da Escola Secundária de Loulé que durante um dia abordaram as questões da agenda europeia através de métodos de educação não formal.

A organização deste evento pretende agora colocar os vários contributos dos jovens sobre que pensam desde a educação bem como às questões de exploração de petróleo no Algarve, num memorando a ser entregue quer ao Ministério da Educação, responsável pelas políticas de juventude a nível nacional e à Câmara Municipal de Loulé. 

 

Por AOJ / DCIM