A palestra, intitulada " Literatura e edição digital: que revolução?", pretende ser uma conversa que visa apresentar e discutir a noção de “edição digital”, em concomitância com a reflexão em torno da evolução do próprio livro. Sem abdicar dos bons princípios filológicos, como podem o hipertexto e a hipermédia confluir na preparação de plataformas digitais credíveis e de boas edições literárias? Como pode, em última instância, a literatura, beneficiar do recurso ao digital entendido enquanto ferramenta de trabalho? Quais as suas vantagens e escolhos, cuidados e reservas? Afinal, qual a preponderância do digital nesta revolução anunciada? Esta palestra terá como fio orientador questões como as enunciadas, ilustradas com alguns exemplos práticos.
Esta iniciativa é organizada pela Biblioteca Álvaro de Campos de Tavira, pela Biblioteca António Rosa Mendes e pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve.
A entrada é livre.
Sobre a palestrante:
Sandra Boto licenciou-se em 2003 pela Universidade do Algarve em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses. Obteve em 2012 o Doutoramento em Línguas, Literaturas e Culturas, Especialidade de Estudos Literários, pela Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa de doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
É atualmente Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Algarve. Desenvolve também um projeto de pós-doutoramento ao abrigo de uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia dedicado à edição crítica do Romanceiro de Almeida Garrett em formato digital, acolhido pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e pelo Centro de Literatura Portuguesa (Universidade de Coimbra).
Para além da Universidade do Algarve, lecionou também na Universidad de Huelva (Espanha) entre 2005 e 2006, onde criou o Diploma de Português para Estrangeiros oferecido por essa instituição, ao abrigo de um protocolo com o Instituto Camões.
A sua principal área de investigação é, desde 2002, o estudo e a edição do romanceiro ibérico, mas tem igualmente trabalhado e publicado noutras áreas dos Estudos Literários. Participa regularmente em projetos de investigação e conta com múltiplas publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais.
Por UALG