O lince Khan, que nasceu no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves, regressou a casa, tendo sido obtidos ontem, dia 23 de setembro, registos da sua presença a norte do concelho.

Kahn é um de dois linces que, a 26 de novembro de 2014, foram reintroduzidos na natureza em Espanha, mais precisamente em Castilla-La Mancha, no âmbito do projeto LIFE + Iberlince.

Este espécime, segundo informações do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), iniciou a sua dispersão para oeste, «usando as áreas de alta montanha, que o levaram a atravessar o Parque Nacional de Cabañeros, até chegar à região de La Jara. Posteriormente, continuou seu movimento dispersivo até ao rio Tejo», tendo, nas «semanas seguintes, continuado o seu caminho para o sul da província de Toledo e, em meados de fevereiro, passou para a província de Cáceres. Durante o seu trânsito através desta comunidade, este macho foi capaz de nadar através do Rio Guadiana para chegar a Portugal no passado dia 28 de junho» e agora regressa ao território onde nasceu, ou seja, ao concelho de Silves.

O ICNF tem acompanhado o percurso de Khan através de informações fornecidas através de um colar de GPS que este traz consigo, podendo, desse modo registar as deslocações efetuadas e os comportamentos do animal, o uso dos territórios que percorre e outros parâmetros biológicos essenciais à conservação da espécie.

O lince Khan e o seu irmão Kentaro são dois exemplares da espécie nascidos no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves, que foram libertados em Espanha, tendo ambos regressado a território português.

Recordamos que a Câmara Municipal de Silves (CMS) tem trabalhado em estreita colaboração com as entidades que tutelam o Centro de Reprodução do Lince Ibérico, quer no desenvolvimento de ações de sensibilização (através do seu sector de Educação), quer em atividades relacionadas com a promoção da rota turística e pedagógica “No caminho do lince-ibérico”, que integra uma exposição visitável no Castelo de Silves, quer na preparação da criação do futuro Centro Interpretativo do Lince-Ibérico, a implementar na encosta Norte do Castelo. Esta colaboração teve o seu momento mais recente no passado dia 12 de setembro, com a realização do “Trail do Lince”, atividade que contou com o apoio da autarquia, através do seu Sector de Desporto.

Na verdade, a Presidente da CMS, considera «a promoção do património e o desenvolvimento da atividade cultural e cientifica como um dos eixos estratégicos da intervenção do atual executivo camarário» e destaca a «importância que este projeto tem na promoção do património natural, cultural e cientifico do concelho e na dinamização da imagem cultural e turística de Silves, associando-o à marca “lince”».

 

Por: CM Silves