No âmbito da parceria do Lidl e da WWF (World Wide Fund for Nature), metade do valor de venda dos sacos de compras solidários, irá reverter para apoiar o restauro da natureza em território nacional.
Disponíveis em todas as lojas Lidl, os sacos solidários, produzidos inteiramente com resíduos plásticos recolhidos junto às linhas de costa, têm o custo de 1€, sendo que metade do valor reverte a favor da WWF, para apoiar ações de restauro da natureza em Portugal.
Esta verba irá permitir que a WWF trabalhe na recuperação de ecossistemas degradados, danificados ou destruídos em Portugal, contribuindo para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas originais. O apoio do Lidl terá como objetivo ajudar a restaurar a natureza em Portugal e construir um futuro mais sustentável para todos, num momento de particular relevância, dado o elevado número de incêndios que tem afetado o nosso país.
Com 100% de matéria-prima de origem oceânica, os sacos solidários do Lidl contam com a certificação Ocean Bound Plastic, que garante a sua produção a partir de resíduos plásticos abandonados até 200 metros da linha costeira. Plásticos como redes de pesca e cordas navais, recolhidos junto à costa, são devidamente tratados e transformados em nova matéria-prima. Este processo permite dar uma nova vida a resíduos que, de outra forma, poderiam acabar no oceano, contribuindo assim para a criação de produtos sustentáveis com um impacto positivo no planeta.
“A sustentabilidade é, para o Lidl, um compromisso que levamos muito a sério e que está no centro do nosso modelo de negócio. Com os efeitos das alterações climáticas a fazerem-se sentir em todo o mundo – incluindo em Portugal, com fenómenos como calor extremo, incêndios, cheias e tempestades cada vez mais intensas – acreditamos que os próximos anos serão decisivos para proteger o planeta e os ecossistemas do nosso país. Por isso, metade do valor de venda dos sacos solidários Lidl, produzidos integralmente com matéria-prima recolhida dos oceanos, reverte para apoiar a WWF na sua missão urgente de preservação das espécies e da natureza,” refere Vanessa Romeu, Diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.
"Restaurar a natureza é urgente — não apenas para travar a perda de biodiversidade, mas para garantir água, ar limpo e resiliência climática a todas as pessoas e às próximas gerações. Quando empresas como o Lidl investem no restauro da natureza, não estão apenas a proteger o ambiente, estão a redefinir o papel do setor privado na construção de um futuro sustentável para todos. Acreditamos que este efeito é multiplicador, e desafiamos outras empresas a integrar este movimento. Só com o apoio e a ação do setor privado conseguiremos trazer a nossa natureza de volta”, afirma Ângela Morgado, Diretora Executiva da WWF Portugal.
O Lidl tem sido pioneiro na implementação de medidas para reduzir o uso de plástico. Em 2018, tornou-se o primeiro retalhista alimentar em Portugal a descontinuar a venda de plásticos descartáveis. Em 2019, deu mais um passo ao eliminar a venda de sacos de plástico para transporte de compras em todas as lojas do país — uma medida que permitiu retirar cerca de 25 milhões de sacos de plástico por ano, evitando a produção de 675 toneladas deste material anualmente.
Por: M Public Relations