O concelho de Lagoa irá promover o I Concurso de Guitarra «Cidade de Lagoa» de 31 de março a 2 de abril de 2023, nas variantes de Guitarra Solo e Música de Câmara com Guitarra. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 28 de fevereiro.

Lagoa irá promover o I Concurso de Guitarra “Cidade de Lagoa”, num evento de excelência, de grande nível nacional e internacional, único a sul do Rio tejo, que pretende estimular e motivar os mais jovens a praticarem a arte de tocar guitarra.

O Concurso nasce de uma iniciativa entre a Associação de Guitarra do Algarve e o Município de Lagoa e, neste primeiro ano, irá homenagear o grande guitarrista José Gregório, um apaixonado pela guitarra portuguesa que durante muito tempo foi um dos poucos executantes da guitarra portuguesa no concelho e na região.

O Concurso Internacional de Guitarra realizar-se-á́ de dois em dois anos e será mais um evento que permitirá apresentar a diversidade cultural do Concelho de Lagoa, contribuindo desta forma promover o concelho além-fronteiras.

Poderão participar no concurso estudantes e profissionais de guitarra, com idades entre os 9 e 35 anos, nacionais e estrangeiros, residentes e não residentes em Portugal. As inscrições efetuam-se através do preenchimento da ficha de inscrição, que poderá encontrar em https://www.concursoguitarralagoa.pt/ , e do pagamento da respetiva taxa.

Os prémios do concurso vão desde os 150,00 até aos 5.000,00 euros.   

Paralelamente ao Concurso, será atribuído o “Prémio Cidade de Lagoa” para o melhor guitarrista algarvio a concurso, bem como para o melhor grupo de música de câmara algarvio.