Com apenas 13 anos de idade, José Pedro Pinto fechou a sua primeira temporada na categoria Júnior com um pódio (3.º lugar) na prova do Campeonato da Andaluzia de Karting, em Cartaya, onde nunca tinha competido. Jovem piloto algarvio subiu ao pódio em todas as pistas ibéricas onde correu em 2025.
Depois de ter ganho a prova-rainha do karting nacional em 2024, a Taça de Portugal, José Pedro Pinto estreou-se este ano na categoria X30 Júnior e conseguiu uma notável sucessão de seis pódios nas seis pistas onde competiu. O último foi obtido na vizinha Espanha, na estreia do jovem piloto de Quarteira no Campeonato da Andaluzia de Karting (CAK), que encerrou no circuito de Cartaya.
Integrado num forte pelotão com os melhores pilotos locais, José Pedro Pinto adaptou-se rapidamente à pista espanhola e ao novo ambiente competitivo, apesar da proteção frontal obrigatória no CAK (que não é usada em Portugal) lhe ter causado fortes dores ao longo do fim de semana. Na Corrida 1, José Pedro Pinto arrancou do 6.º lugar e subiu posições até terminar muito próximo do pódio, no 4.º posto. Depois, esteve ainda melhor na Corrida 2 e concluiu mesmo a sua estreia em Cartaya com um pódio, ascendendo ao 3.º lugar.
Uma enorme descoberta para um jovem piloto que só recentemente completou 13 anos de idade, e que subiu ao pódio em todas as pistas onde competiu, em Portugal e Espanha: Viana do Castelo, Portimão, Palmela, Braga, Bombarral e Cartaya. “Fiquei muito contente com a nossa performance numa nova pista e num novo campeonato”, afirmou José Pedro Pinto, após o pódio em Cartaya. “Nos treinos livres estávamos muito rápidos e acreditava mesmo que poderíamos discutir a vitória. Contudo, comecei a sentir dores na área onde a proteção frontal aperta, na zona do peito, e tive de fazer um grande esforço para terminar as corridas. Foi uma prova de superação, mas o certo é que fechámos a nossa primeira época na Júnior com mais um pódio, o qual agradeço à minha equipa FCK Motorsport. É um resultado que abre excelentes perspetivas para 2026”, referiu o promissor piloto algarvio, que já tinha concluído o Campeonato de Portugal de Karting (CPK) no top 3.
Media AP8








