No Teatro das Figuras no dia 9 de junho, às 21h30, com o espetáculo JOSÉ, O PAI, de Elmano Sancho.
O encenador e ator Elmano Sancho  foi nomeado 5 vezes aos globos de ouro, 4 vezes aos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores, tendo ganho em 2015, com o espetáculo Misterman. Ganhou a menção especial do prémio da crítica atribuída pela Associação Portuguesa de Críticos com I Can't Breathe, em 2016 e o grande prémio Mirpuri de teatro Carlos Avilez em 2018.
 
Autoria e encenação Elmano Sancho
Cenografia Samantha Silva
Figurinos Ana Paula Rocha
Desenho de luz Pedro Nabais
Assistência de encenação Paulo Lage
Interpretação Djucu Dabó, Isadora Alves, Jorge Pinto, Sílvia Filipe
Coprodução Loup Solitaire, Teatro da Trindade, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Cine-Teatro Louletano, Teatro das Figuras, Teatro Nacional São João
Apoios ACAPO, ACEGIS, ADEB, ADSCCL, AGUINENSO, Companhia Olga Roriz
Projeto financiado pela Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa estreia 26 Mai 2023 Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão dur. aprox.1:15
M/16 anos
 
As ficções dramáticas sempre se interessaram pelas famílias infelizes, basta lembrar os Átridas. Talvez porque, parafraseando Tolstoi, as famílias felizes nada têm de particular, ao passo que cada família infeliz é infeliz à sua maneira. “Crise” e “incomunicação” são palavras-chave para acedermos a José, o Pai, o último capítulo (depois de Maria, a Mãe e de Jesus, o Filho) da trilogia A Sagrada Família, projeto de longo curso de Elmano Sancho. “Há sempre uma violência iminente na família”, acredita o dramaturgo, ator e encenador.
 
“Porque é o espaço mais íntimo que temos, e com a intimidade vem o amor, mas também a violência.” José, um ator velho e desempregado, renuncia ao papel de pai, vítima de um mundo que exige novas formas de autoridade. Mas José – para onde convergem as figuras de Deus Pai e do Diabo – não cede o seu lugar. José, o Pai coloca em tensão os arquétipos da cultura patriarcal e as relações entre arte/performance e religião/ritual.
 
 
Datas de apresentação:
 
Casa das Artes de Famalicão - 26 e 27 de maio de 2023
 
Teatro Miguel Franco, em Leiria - 7 de junho de 2023 
 
Teatro das Figuras, em Faro - 9 de junho de 2023.
 
TNSJ/Porto - 15 a 18 de junho de 2023
 
Teatro da Trindade/Lisboa - 14 de setembro a 29 de outubro de 2023
 
CineTeatro Louletano – 31 de outubro de 2023
 
Teatro Municipal da Guarda – 2 de novembro de 2023
 
Teatro Diogo Bernardes - 10 de novembro de 2023
 
Cine-Teatro Avenida – 19 de janeiro de 2024
 
Teatro Municipal Baltazar Dias – 23 e 24 de fevereiro de 2024