As Jornadas Escolares de Odemira estão agendadas para a próxima sexta-feira, dia 13 de maio, com a participação de 300 alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho, para um dia de atividades dedicadas à cultura e património, participação cívica, desporto e promoção ambiental.

A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

Ao longo do dia, o Município propõe diversos desafios e atividades em diferentes espaços da vila de Odemira, dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional.

Para um contacto com gestão autárquica e com a Democracia estão agendadas visitas ao edifício dos Paços do Concelho e à exposição “Testemunhos de abril”. No desporto, estão previstas visitas às Piscinas e ao Estádio Municipal, onde o andebol é a modalidade a explorar, bem como a canoagem no rio Mira. Na componente cultural, estão preparadas visitas ao Moinho de Vento, à Igreja da Misericórdia de Odemira e aos Marcos da Barca na zona ribeirinha, uma Hora do Conto e visita à Biblioteca Municipal José Saramago. No Jardim da Fonte Férrea, os alunos são convidados a plantar árvores, experimentar jogos tradicionais e muitas brincadeiras. Há ainda tempo para música e pintura de mural no Jardim Sousa Prado.

Com o objetivo de partilhar conhecimento e estimular o interesse pela leitura, o Município de Odemira vai oferecer aos alunos participantes nas Jornadas Escolares um conjunto de obras literárias sobre o concelho de Odemira.

Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território. As cidades educadoras trabalham para que a Educação seja um eixo transversal de todas as políticas locais, assente no princípio que a Educação transcende as paredes da escola.