Apresentação reuniu membros dos comités temáticos do LIDE Portugal

«2020, Portugal e o Mundo» é o tema central da quarta edição do Fórum Empresarial do Algarve, que este ano se irá realizar nos dias 20, 21 e 22 de Novembro. A revelação foi feita hoje por Carlos Miguel Gonçalves, presidente executivo do LIDE Portugal - Grupo de Líderes empresariais – entidade organizadora do evento – num almoço servido a bordo do WatereX Catamarã, pela BHolding, que reuniu cerca três dezenas de membros dos seus comités temáticos e parceiros, em passeio pelo Rio Tejo.

O tema central da quarta edição do Fórum Empresarial do Algarve surge como forma de abordar as oportunidades e desafios decorrentes do programa Portugal 2020, no qual foram delineados os princípios de programação que incluem a política de desenvolvimento económico, social e territorial para Portugal, entre 2014 e 2020. No evento haverá a possibilidade de debater os objetivos temáticos definidos para estimular o crescimento e a criação de emprego no País, as intervenções necessárias e os resultados esperados com o financiamento de 25 mil milhões de euros da União Europeia até 2020, reflectindo a perspectiva empresarial, política e financeira.

De acordo com Carlos Miguel Gonçalves, o Fórum Empresarial do Algarve 2015 estará subdividido em vários temas que irão compor os painéis de debate ao longo dos três dias de evento. As eleições legislativas que se irão realizar em Outubro próximo dão o mote para o painel “Novo Governo, que reformas”, onde haverá espaço a discussão dos desafios que o Governo terá de enfrentar nos próximos anos. No entanto, serão também perspectivadas as eleições presidenciais do próximo ano com o debate “A Presidência da República e o reforço das instituições”. No âmbito do tema da internacionalização, o Fórum Empresarial do Algarve vai abordar “Novos mercados, que oportunidades”, com enfoque na Ásia, África e Médio Oriente, sem esquecer a importância dos “Instrumentos de apoio ao crescimento”.

Na sua intervenção, além dos temas que estarão em análise na quarta edição do Fórum Empresarial do Algarve, Carlos Miguel Gonçalves revelou estar já a ser preparado o Fórum Logística e Transportes, «previsto para Outubro deste ano», e partilhou que «esperamos criar o Fórum da Energia, em 2016, em parceria com os comités homólogos do Brasil e de Angola». De acordo com o presidente do LIDE, está também para breve a criação do Fórum da Mulher. O presidente executivo referiu que na actuação do LIDE «há dinâmica, apesar do contexto económico», e afirmou que «os presidentes dos comités temáticos são o motor da nossa actividade».   

O Fórum Empresarial do Algarve é já um evento empresarial de referência no espaço de países de língua portuguesa, que permite aproximar empresas de diferentes países, promover oportunidades de negócio, e contribuir para desenvolver as economias nacionais envolvidas. Após três edições dedicadas ao debate dos desafios da crise europeia e internacional, em 2012, e da questão “Um Portugal Europeu ou um Portugal Atlântico?”, em 2013, e os Caminhos do Crescimento para Portugal, em 2014, a organização assumiu o compromisso de consolidar o evento como um espaço privilegiado de networking de altíssima qualidade, e uma oportunidade para a discussão de assuntos fundamentais para as economias nele representadas.                

 

Sobre o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais

O LIDE é uma rede de lobbying e networking empresarial de origem brasileira, que reúne personalidades do mundo empresarial. Tem por objetivo incentivar e promover relações empresariais entre os países onde o LIDE está presente; discutir temas económicos e políticos de interesse nacional; fortalecer os princípios de good governance e a aplicação de princípios éticos na gestão dos setores público e privado; promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial; e estimular a responsabilidade social e o respeito pelo meio ambiente nas empresas e organizações.

O LIDE assume-se assim como um think-tank, proporcionado uma interação real, dinâmica e permanente entre empresas e empresários de, Portugal, Brasil, Alemanha, Angola, Argentina, Chile, China, Estados Unidos da América, Itália, México, Uruguai e Moçambique e demais países onde o LIDE venha a estar presente, por via do seu braço internacional, área atualmente presidida por Luíz Fernando Furlan, ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, a quem o LIDE Portugal e restantes unidades reportam. O LIDE Portugal foi lançado oficialmente a 1 de julho de 2011.

 

Por Midlandcom