Christine Lagarde, Paulo Portas, António Costa, Mário Centeno, Vítor Bento, António Nogueira Leite, António Saraiva, Luís Marques Mendes, José Maria Ricciardi, António Vitorino, Henrique Neto, António Ramalho, João César das Neves e Francisco Lacerda* são algumas das personalidades que marcarão presença no IV Fórum Empresarial do Algarve (FEA), que este ano se irá realizar nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no hotel Tivoli Victória, sob o tema “2020, Portugal e o Mundo”. A proposta do FEA 2015, organizado pelo LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, passa pelo debate do futuro do País face à instabilidade política atual, bem como das condicionantes económicas e sociais que o mundo atravessa, em particular a Europa.
A organização do FEA 2015 refere que, numa perspetiva interna, o evento pretende abordar «as oportunidades e desafios decorrentes do programa Portugal 2020», no qual foram delineados os princípios de programação que incluem a política de desenvolvimento económico, social e territorial para Portugal, entre 2014 e 2020. Como tal, estarão em debate «os objetivos temáticos definidos para estimular o crescimento e a criação de emprego no País, as intervenções necessárias e os resultados esperados com o financiamento da União Europeia durante os próximos cinco anos, refletindo a perspetiva empresarial, política, financeira e social».
O Fórum Empresarial do Algarve 2015 estará assim subdividido em vários temas que irão compor os painéis de debate durante os três dias do evento. O cocktail de boas vindas aos convidados, oferecido pelo Turismo do Algarve, está marcado para as 19h30 de 27 de novembro, e contará com a intervenção de Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve.
O jantar temático, que assinala oficialmente a abertura do IV FEA no dia 27, é antecedido pela intervenção de Nasser Sattar, presidente do comité de gestão do LIDE Portugal e, no final, terá a entrega dos prémios Líderes de Portugal nas categorias “Governança Corporativa”, “Inovação Tecnológica”, “Mercados Internacionais” e “Empreendedorismo”.
O segundo dia de trabalhos tem início com a abertura da sessão de trabalhos às 9h00, seguindo-se a conferência “Futuro, que reformas”, onde haverá espaço para discutir os desafios que o País terá de enfrentar nos próximos anos. Neste painel moderado pelo jornalista Vítor Gonçalves, da RTP, irão participar personalidades como Mário Centeno*, Vítor Bento, António Nogueira Leite, e João César das Neves, e o encerramento estará a cargo de António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal. Entre os oradores da conferência “Novos mercados, que oportunidades”, que representarão os mercados chinês, sul-africano, do Médio Oriente, e português, num debate moderado por Vítor Ribeirinho, da KPMG, está o presidente do Haitong Bank, Hiroki Miyazato.
Durante a tarde decorre a conferência “Instrumentos de apoio ao crescimento”, que será antecedida da intervenção de Luís Mira Amaral, marcada para as 15h00. Neste painel moderado pelo jornalista Luís Ferreira Lopes, da SIC Notícias, serão debatidos os aspetos mais técnicos da economia nacional e das empresas por José Maria Ricciardi, em representação do Haitong Bank, José Miguel Gomes da Costa, da COSEC, Luís Laginha de Sousa, da Euronext, Luís Magalhães da KPMG, e Francisco Lacerda*, do Banco Postal.
A entrega do 4º Prémio Welcome to Portugal está prevista para 17h00, de sábado, logo após o final da conferência “Instrumentos de apoio ao crescimento”, seguindo-se a sessão de encerramento dos trabalhos desta tarde que será feita pela diretora do FMI – Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde.
A participação de António Costa, secretário-geral do Partido Socialista (PS) no FEA, está prevista para o jantar de sábado, patrocinado pela Vodafone Portugal, onde terá a responsabilidade de fazer o discurso de encerramento dos trabalhos do dia. Depois do jantar de gala e da sessão de encerramento, decorrerá o espetáculo “Lord of the Voices”, protagonizado por Fernando Pereira.
A primeira metade da manhã de domingo, dia 29 de novembro, será dedicada à realização de reuniões entre os membros dos comités temáticos do LIDE e a momentos de lazer e networking, estando prevista a realização de passeios de helicóptero, passeios de barco e a realização de uma clínica de golfe. Às 11h00, Luís Marques Mendes fará a abertura da última conferência do FEA 2015, sob o tema “Crise Política”. Esta conferência será moderada pelo jornalista António Costa e irá juntar Sérgio Monteiro*, ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, António Ramalho presidente do conselho de administração da Infraestruturas de Portugal, o político e advogado António Vitorino, e João Cotrim de Figueiredo*, presidente do Turismo de Portugal. Após a entrega do prémio Life Time Achievement, o Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, Paulo Portas, encerra a quarta edição do FEA 2015.
Por MidLandCom