O tema para 2022 é a solidariedade intergeracional e como as estratégias entre jovens e seniores podem conduzir a um maior elo social.

O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental. 

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assinala o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) com um programa nacional, completo de atividades que passam por jogos tradicionais, atividades desportivas, exposições, oficinas de expressão físico motora, ambiental e artística, concertos, debates, sessões EUSOUDIGITAL, pintura de um mural, entre outras atividades.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, acompanham as atividades em Ponte de Sor, no Alto Alentejo.

O tema das comemorações de 2022, definido pelas Nações Unidas, «Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades», abre espaço para atividades que valorizem a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações. A solidariedade entre as gerações é fundamental para o desenvolvimento sustentável. Promover relações e parcerias intergeracionais bem-sucedidas e equitativas por forma a garantir que «ninguém fique para trás» é o mote. A discriminação baseada na idade é uma questão insidiosa poucas vezes abordada na saúde, nos direitos humanos e no desenvolvimento, e tem influência sobre as populações mais velhas e mais jovens em todo o mundo. Além disso, cruza recorrentemente com outras formas de preconceito (como o racismo e o sexismo) e impacta as pessoas impedindo-as de alcançar o seu pleno potencial e contribuir de forma abrangente para a sua comunidade. 

Neste dia e reforçando a celebração da juventude são apresentados os prémios «Criarte» , dirigido a jovens dos 12 aos 25 anos e que visa promover e estimular a criação literária ou artística, e «Investigação sobre a Juventude»,  dirigido a jovens até aos 30 anos, tendo como objetivo incentivar a investigação, a reflexão, a divulgação e a publicação de artigos científicos no âmbito das temáticas associadas à Juventude. Estas iniciativas, enquadradas no âmbito do Ano Europeu da Juventude, têm candidaturas abertas até ao dia 30 de novembro.

Conheça o programa de atividades nacional aqui

e os Prémios «Investigação sobre a Juventude »  e  «Criarte » .