Os alunos da Escola Profissional de Carvalhais, em Mirandela, ganharam um primeiro prémio num concurso nacional, com o protótipo de um trator, que elimina a principal causa de morte em acidentes com estas máquinas agrícolas.

O projeto denominado AGROBOT, é um robô agrícola, desenvolvido a partir de um velho trator em fim de vida e que elimina o risco de esmagamento do operador quando o trator se vira.

O trator AGROBOT é comandado à distância, através de um equipamento que utiliza o sistema android, como um vulgar smartphone.

A ação do operador é substituída por ações mecânicas realizadas por um conjunto de cilindros hidráulicos, controlados por um bloco de electroválvulas que recebem ordens via bluetooth.

Este protótipo é, assim, comandado à distância por um operador, sendo o ideal para trabalhar em terrenos muito acidentados, onde aumenta o risco de capotamento.

Esta equipa de alunos, que projetou o AGROBOT, não quer ficar por aqui e já está a desenvolver o projeto, de modo a torná-lo mais autónomo, podendo, mesmo, vir a funcionar sem operador, através só da orientação por coordenada GPS.

 

Por: Agroinfo