Desde 2009 que a equipa forma pelo Raymond Parfait, Aude Parfait e Patricia Doling investem no programa de intercâmbios do Rotary com o objetivo de proporcionar a estes jovens experiências de intercâmbio.
Ao longo dos anos foram cento e quinze jovens que tiveram a oportunidade de realizar campos de férias e cinco intercâmbios de longa duração. Inicialmente apenas realizados na ESLA com o apoio da diretora Conceição Bernardes e da professora Lurdes Seidenstricker, e agora também na Secundária de Loulé com a colaboração da diretora Renata Soares e da professora Maria João Soares.
Os campos de férias do Rotary têm sido organizados, principalmente na Europa e no Médio Oriente. Mas há também campos na Índia, Taiwan e Brasil, e um ou dois no México, Canadá e EUA. Portugal recebe anualmente mais 90 convites.
Os campos de férias permitem um intercâmbio cultural e social entre jovens de muitos países diferentes com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos. Para estes, é sempre uma experiência de mudança de vida. A duração média de um campo é de duas semanas. Os campos são organizados e dirigidos por um distrito e/ou um grupo de Rotary Clubes.
Mas afinal o que é o Rotary? O Rotary é uma associação internacional de líderes profissionais com mais de 1,2 milhão de membros no mundo inteiro. Os rotários prestam serviços humanitários e ajudam a estabelecer a paz no mundo. Em Portugal há 159 clubes Rotários.
Os clubes cobrem os custos de alojamento e de todas as atividades. Os estudantes são responsáveis pelas despesas de viagem, seguro e taxas.
Cada campo é diferente. Pode ser mais virado para o desporto, artes, construção da paz, cultura ou turismo, mas geralmente é uma mistura de vários.
Normalmente, nos anos anteriores é realizada uma reunião nos auditórios das escolas com alunos e pais que participaram no programa de intercâmbio. Isto para que os futuros jovens possam fazer perguntas sobre os campos de férias e assim esclarecer dúvidas. Este ano decidiram inovar e fazê-lo num convívio na Escola Secundária de Loulé que terminou de forma positiva, com a promessa de um próximo evento para o ano.
Escrito por: Carolina Figueiras