Rotary Clube de Olhão organiza conferência para debater o papel da IA no presente e futuro

É já no próximo sábado, dia 06 de abril, pelas 09h30, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Mariano Gago, em Olhão a conferência com o tema "Inteligência Artificial e impacto na sociedade". Organizada pelo Rotary Club de Olhão com o apoio do Município de Olhão, esta ação de entrada gratuita, visa debater o impacto da Inteligência Artificial nas nossas vidas, em áreas tão fundamentais como Saúde, Economia e Educação.

Segundo a organização "a escolha do tema foi um desafio entusiasmante, pois consideramos que a IA irá ter um papel determinante, talvez disruptor e transformador na forma como nos relacionamos profissionalmente e socialmente e fazemos as coisas". Com o objetivo de conhecer diferentes visões, experiências e descobertas que moldarão o futuro desta tecnologia e o seu impacto nas nossas vidas, a conferência conta com um painel de convidados de peso em cada uma das áreas mencionadas.

A temática da saúde ficará a cargo do Sérgio Pina, médico especialista em medicina interna e investigador na área da Saúde & Tecnologia, tendo desenvolvido um software que permite utilizar a Inteligência Artificial como apoio ao profissional de saúde. Enquanto especialista na área da educação, o Pedro Marcelino, Doutorado em Machine Learning e co-fundador da XVAL.ai, irá falar, entre outros temos, sobre esta start up portuguesa que procura utilizar a inteligência artificial para transformar a educação em Portugal. Para apresentar novas perspetivas sobre o impacto da IA na gestão empresarial, recursos humanos e área social a conferência conta ainda com nomes como Juan Pablo Correia, professor assistente na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e Diretor Comercial da ALGARDATA- Sistemas Informáticos, S.A., e Jean Christophe GIGER, professor universitário e investigador, membro do Centro Universitário de Investigação em Psicologia da Universidade do Algarve e co-autor de vários artigos académicos e científicos, em que destacamos ‘’Who wants to work withsocial robots’’ ou ‘’ Ethics 4.0: Ethical dillemmas in healthcare mediated by social robots’’. O debate será mediado por Ana Paula Ferreira, especialista em Desenvolvimento Tecnológico Educativo e Rotária sendo Presidente da Comissão Distrital - Serviços Profissionais do Distrito 1960.

A abertura da conferência estará a cabo do Presidente do Município de Olhão António Miguel Pina e da Presidente do Rotary Club de Olhão Sofia Fráguas,  que deseja que "esta conferência seja uma fonte de inspiração e que dê início a novas colaborações para transformar a região beneficiando da inteligência artificial."

 

Sofia Fráguas

Presidente do Rotary Club de Olhão