a Pneumónica ou Gripe Espanhola, a inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto em São Brás de Alportel e o fim da 1.ª Guerra Mundial. A próxima conferência dedicada ao tema “Instituições e Património Arquitetónico: Um Século de Arquitetura Hospitalar no Algarve” irá realizar-se no dia 30 de maio, no Auditório da Direção Regional de Cultura e conta com a participação de Jorge Varanda, administrador hospitalar, José Avelãs Nunes, autor da tese de doutoramento "A arquitetura dos sanatórios em Portugal: 1850-1970", e dos arquitetos Paulo Providência, Sara Pelicano e Ilídio Pelicano.
Jorge Varanda apresentará a comunicação «Evolução dos hospitais em Portugal: História e Arquitetura». José Avelãs Nunes irá falar sobre "O caixão branco com pragos: arquiteturas para ou contra a tuberculose? A relação evolutiva entre sanatórios, medicina e instituições". Paulo Providência irá falar sobre "Leprosaria Nacional: reabilitação e obliteração de memória". Já Sara Pelicano e Ilídio Pelicano vão abordar a temática da "Arquitetura Hospitalar nos dias de hoje".
As várias conferências, promovidas por cada uma das entidades entre os meses de abril e novembro de 2018, terão como mote uma contextualização histórica e cultural da época, associada a uma abordagem em torno de fenómenos semelhantes existentes na atualidade e são dirigidas a profissionais de saúde, estudantes e à comunidade em geral.
Este Ciclo de Conferências conta ainda com o apoio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, dos Comboios de Portugal, do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, da Secção Regional do Sul Ordem dos Arquitetos e da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos.
Por: UAlg