As inscrições para o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura foram prolongadas até ao dia 24 de abril.

Valpaços acolhe este ano a emblemática iniciativa que integra a Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços, e que terá lugar de 17 a 19 de maio.

Moura, 09 de abril de 2024 – O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) anuncia que foi prolongado até ao próximo dia 24 de abril o prazo das inscrições ao Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura. Esta é uma iniciativa que premeia o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho dos produtores nacionais.

Os vencedores serão revelados no final da 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que irá ter lugar na Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços, no dia 17 de maio. Mais informações e o regulamento do Concurso estão disponíveis aqui ou pelo email: cepaal@azeitedoalentejo.pt.

Este concurso ganha particular relevo enquanto ferramenta essencial para a promoção de um sector primordial da economia portuguesa, num contexto em que desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes, tendo ultrapassado os 1.000 Milhões de Euros em 2023.

O principal objetivo deste Concurso é distinguir a qualidade dos lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra produzidos na campanha 2023/2024 que sejam propriedade de produtores com lagar próprio sediado em Portugal, que recorram à prestação de serviços de extração de azeite a partir de azeitona própria e proveniente de olivais situados em Portugal. Adicionalmente, cada lote submetido a concurso deverá corresponder a uma quantidade não inferior a 1.000 litros de azeite de características homogéneas.
 

Em 2024, o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura ruma a Valpaços para a Olivalpaços. Esta iniciativa é anualmente realizada pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) em parceria com os municípios de Moura e de Valpaços, promotores conjuntos da Feira Nacional de Olivicultura.

O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura conta com o apoio de um Painel de Provadores Nacionais de referência que, ao longo de dois dias, em provas cegas procedem à análise dos Azeites a Concurso, premiando os melhores blends nacionais com a distinção “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”, os melhores Azeites com Denominação de Origem Protegida, os melhores Azeites produzidos em modo de produção biológica, os melhores Azeites de Quinta e de Cooperativa, e os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa.


Valkirias