Promover a sensibilização, o envolvimento comunitário e a criação de soluções locais para reduzir o risco de incêndios rurais são os grandes objetivos do projeto-piloto InnoBRIDGE, que será apresentado publicamente no dia 25 de julho, entre as 17h00 e as 19h30, no Auditório da E.B. 2,3 Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, no recinto onde justamente decorre a edição de 2025 da Feira da Serra.
A entrada é livre e toda a comunidade é convidada a participar.
 
O InnoBRIDGE – Sensibilização e Comunicação de Proximidade para Redução de Ignições na Região do Algarve – é um projeto interadministrativo de colaboração entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), os municípios de Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, e o consórcio InnoBRIDGE, constituído pela FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura, e pela Universidade do Algarve.
 
Este projeto-piloto, iniciado em maio de 2025, tem como objetivos principais: replicar a metodologia dos InnoLabs (já implementada em Monchique) na área do PRGP Serra do Caldeirão — nos concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira; e apoiar e expandir o Plano de Ação do Grupo de Ação Local de Monchique, criado no âmbito do anterior projeto BRIDGE, com aplicação no concelho de Silves.
 
O evento marca o arranque das atividades de proximidade do InnoBRIDGE na Serra do Caldeirão. Pretende ser um espaço de apresentação e diálogo aberto, onde a comunidade é chamada a conhecer o projeto, a colocar questões e a participar ativamente na construção de,soluções partilhadas.
 
O envolvimento direto das pessoas é essencial: é com base nas suas experiências e aspirações que se poderá construir um território mais seguro, resiliente e sustentável.
 
A sessão contará com representantes da AGIF, da AMAL, do consórcio InnoBRIDGE e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, entre outras entidades parceiras.
 
Além de uma apresentação técnica do projeto pela Professora Carla Antunes, da Universidade do Algarve, este encontro convida todos os participantes a expressar ideias, dúvidas e expectativas sobre o futuro da Serra do Caldeirão.
 
Com o apoio da AGIF, da AMAL e dos municípios parceiros, o InnoBRIDGE propõe um novo modelo de cooperação interinstitucional e ação comunitária, onde cada pessoa conta. Este evento é a primeira etapa de um caminho a trilhar em conjunto.
 
 
Por: CM S. Brás Alportel