A Infralobo – Empresa de Infra-estruturas de Vale do Lobo lançou no dia 1 de março o Infralobo Smart Management. Trata-se de uma aplicação para smartphone que engloba soluções relacionadas com gestão de serviços operacionais, manutenção, limpeza e higiene urbana, entre outras áreas. Durante a apresentação, que decorreu na sede da Infralobo, em Vale do Lobo, José Miguel, presidente do Concelho de Administração da empresa, revelou que este sistema permitirá criar o “primeiro Smart Resort do mundo”.
“A plataforma que hoje lançamos é apenas o início do caminho traçado, que tem vindo a ser percorrido há mais de um ano. Umas vezes de forma fácil, outras com imensos obstáculos”, referiu José Miguel durante o discurso. A Infralobo Smart Management foi desenvolvida em parceria pela Visualforma e Focus, com a colaboração de outros operadores. Proporciona a possibilidade de reportar situações anómalas, nomeadamente através do envio de uma fotografia, que chega ao centro de controlo da Infralobo, que de imediato efetua a monitorização da ocorrência e desencadeará os meios necessários para a resolução do problema.
Com um investimento no valor de meio milhão de euros, o projeto foi cofinanciado em 80% a fundo perdido pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. Para Vítor Aleixo, “esta candidatura é louvável a todos os títulos. Foi a primeira vez que uma empresa municipal per si, com os recursos próprios, apresentou uma candidatura a fundos comunitários, conseguiu aprovação e verba”. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, a Infralobo é “uma empresa municipal de excelência”.
Miguel Freitas, representante da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve), também marcou presença no lançamento da nova aplicação, onde classificou este projeto como “percursor e piloto”. Segundo o próprio, “os sistemas inteligentes são hoje a principal motivação da comunidade intermunicipal mas também uma das principais preocupações. É uma motivação porque queremos ter um melhor governo regional. Por outro lado, uma preocupação porque sentimos que a região está atrasada relativamente a esta matéria”.
Se vive, trabalha ou costuma ir a Vale do Lobo, Quadradinhos, Dunas Douradas, Mimosas, Aldeia das Ferrarias, Vale do Garrão, Quinta Jacintina e Vilas Alvas, por favor, inscreva-se.
A equipa operacional da INFRALOBO SMART MANAGEMENT é notificada da ocorrência (localização, do que se trata e a respetiva fotografia) com a finalidade de a resolver;
O cidadão consegue acompanhar o estado da ocorrência que reportou, ou seja, se já foi recebida, se se encontra em execução, ou se já está concluída.
Quando a ocorrência estiver resolvida, o cliente consegue visualizar a fotografia do resultado final.