A taxa de inflação parece estar a dar tréguas e a baixar. Em fevereiro, abrandou, em termos homólogos, pelo terceiro mês consecutivo, tendo-se fixado em 8,5% na Zona Euro e 9,9% na União Europeia (UE).

Em causa estão dados divulgados dia 17 de março pelo Eurostat, que mostram que em Portugal a taxa de inflação é superior à registada na média dos países da Zona Euro (8,6%).

Segundo o gabinete de estatísticas europeu, na Zona Euro, a taxa de inflação homóloga em fevereiro recuou face a janeiro (8,6%), mantendo-se, no entanto, muito acima da verificada em fevereiro do ano passado (5,9%). O mesmo acontece na UE, tendo a taxa de inflação anual sido de 9,9% em fevereiro, inferior à de janeiro (10,0%) e superior à registada no mesmo mês do ano passado (6,2%). Este é, de resto, o terceiro recuo consecutivo após 17 meses de aumentos sucessivos da taxa de inflação.

Em Portugal, a taxa de inflação anual, medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC - o indicador utilizado para comparações a nível europeu), fixou-se nos 8,6%, estável face a janeiro e acima da de fevereiro do ano passado (4,4%).

De referir ainda que, em fevereiro, as menores taxas de inflação foram registadas no Luxemburgo (4,8%), Bélgica (5,4%) e Espanha (6,0%) enquanto as mais altas ocorreram na Hungria (25,8%), Letónia (20,1%) e República Checa (18,4%).

 

Por: Idealista