As novas lojas enquadram-se no objetivo de permitir que a IKEA se torne cada vez mais acessível e relevante no quotidiano das famílias portuguesas. Ao nível da política de sustentabilidade, a IKEA Portugal mantém a aposta nas energias renováveis, tendo comunicado, recentemente, o investimento de um milhão de euros na instalação de painéis solares na nova loja do Algarve.
Grupo IKEA regista mais um ano de crescimento sólido
As vendas totais do Grupo IKEA ascenderam a 34,5 mil milhões de euros no ano fiscal de 2016. As vendas totais aumentaram 7,1%, em relação ao ano fiscal de 2015. Tendo em conta as taxas de câmbio, o valor total de vendas aumentou 7,9% e, nas lojas comparáveis, o valor das vendas cresceu 4,8%.
“O Grupo IKEA teve mais um ano de bons resultados, em que recebemos cerca de 783 milhões de visitantes nas nossas lojas. Queremos proporcionar acesso a produtos de qualidade e inspiração para uma vida melhor em casa, através de todos os pontos de contacto com os nossos clientes. No último ano, com o tema ‘It starts with the Food’, focámo-nos na vida em casa em torno da cozinha, da comida e momentos de refeição. Foi um grande sucesso junto dos nossos clientes”, refere Peter Agnefjäll, CEO do Grupo IKEA.
A China continua a ser o mercado com o crescimento mais acelerado, a par da Austrália, Canadá e Polónia. A Alemanha, o maior mercado da marca, seguido dos Estados Unidos da América, registou também um crescimento recorde. O plano de expansão do Grupo IKEA mantém-se em andamento e prevê a abertura das primeiras lojas na Índia e Sérvia, já durante o próximo ano.
Com o objetivo de se tornar líder mundial no retalho de soluções de mobiliário, nos vários canais de distribuição, o Grupo IKEA tem apostado na integração das suas lojas com o comércio online, por forma a tornar-se ainda mais acessível para mais pessoas. Paralelamente, a marca sueca inaugurou 12 novas lojas e 19 pick up points durante o ano fiscal 2016, uma aposta que será complementada com o desenvolvimento de uma rede de distribuição flexível e otimizada, de modo a responder às necessidades dos seus clientes.
A IKEA continua a trabalhar diariamente para criar um impacto positivo na vida das pessoas e do planeta. No ano fiscal de 2016, foi registado um crescimento de 15% em vendas de lâmpadas LED, em linha com o objetivo de promover a sustentabilidade dos recursos e a eficiência energética, traduzida no ambicioso objetivo de, até 2020, vender mais de 500 milhões de lâmpadas LED. Para além de ajudar na poupança da fatura energética, a iluminação LED tem uma duração de 20 anos e consome 85% menos energia do que a iluminação tradicional.
“No próximo ano, vamos continuar a trabalhar para que os nossos clientes tenham uma experiência ainda melhor nos vários canais de contacto. Esta é uma aposta que apenas se torna possível pelo envolvimento e dedicação dos nossos colaboradores, que têm feito um excelente trabalho”, conclui Peter Agnefjäll.
O relatório que descreve o desempenho do Grupo IKEA ao longo de todo o ano será publicado em dezembro de 2016, em conjunto com o relatório de sustentabilidade.
Por ATREVIA