O «I Open de Xadrez Rei de Palha» é a terceira prova do V Circuito de Xadrez do Município de Loulé. O torneio é organizado e tem o enquadramento técnico de Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb, a quem compete a direção da prova e a arbitragem, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alte, da Câmara Municipal de Loulé e da Escola Profissional de Alte.
Podem participar no “I Open de Xadrez Rei de Palha” os jogadores que se encontrem federados na presente época desportiva, uma vez que os resultados serão homologados para efeito de elo FIDE.
O evento realiza-se no dia 30 de abril, a partir das 14:30 horas, na Escola Profissional de Alte, Estrada da Ponte – Alte, estando incluído nas comemorações da Semana Cultural de Alte.
O “I Open de Xadrez Rei de Palha” realiza-se em seis sessões, em sistema suiço, com o ritmo de jogo de 15 minutos com 5 segundos de incremento por lance, podendo a Direção da Prova determinar a aceleração do ritmo em caso de atraso acentuado relativamente ao horário previsto.
As inscrições devem ser realizadas através do email torresdeloule@gmail.com, preferencialmente até ao final do dia 28 de abril. As inscrições recebidas poderão ser consultadas em www.chess-results.com.
A taxa de inscrição individual é de dois euros, para despesas de homologação. Estão isentos os xadrezistas do clube organizador. O pagamento pode ser realizado através do NIB 004570304028317731007 ou no local.
O comprovativo deve ser enviado para torresdeloule@gmail.com.
Não há tempo limite de comparência dos jogadores em relação ao início da sessão. Se o tempo disponível se esgotar e o jogador não se encontrar no local de jogo, perderá por falta de comparência. Quem der duas faltas de comparência será excluído da prova.
Horário das sessões:
1ª sessão – 14h:30min; 2ª sessão - 15h15 min; 3ª sessão – 16h; 4ª sessão – 16h45m; 5ª sessão – 17h30min; 6ª sessão – 18h15min; Encerramento- 18h45min.
Os emparceiramentos serão feitos informaticamente através do programa Swiss Manager. Em cada sessão, será atribuído um ponto em caso de vitória, meio em caso de empate e zero em caso de derrota. Qualquer reclamação relativa a erros na introdução de resultados deverá ser apresentada antes do início da sessão seguinte.
Se dois ou mais jogadores terminarem a competição com o mesmo número de pontos, a respetiva classificação final será determinada por aplicação sucessiva dos critérios previstos no artigo 31.º, n.º 2, do Regulamento de Competições da Federação Portuguesa de Xadrez, a saber: [11] resultado entre os jogadores empatados, [37] buchholz corrigido, [37] buchholz completo, [52] sonneborn-berger, [68] maior número de vitórias, [53] maior número de jogos de pretas, sorteio.
A classificação coletiva é feita pela soma da pontuação dos 4 primeiros xadrezistas de cada clube. Em caso de igualdade pontual entre os clubes, o critério de desempate será o do xadrezista melhor posicionado na classificação individual.
São atribuídos prémios pela Junta de Freguesia de Alte (classificação individual) e pela Câmara Municipal de Loulé (classificação coletiva).
Neste torneio, para efeito de classificação do Circuito de Xadrez do Município de Loulé, será atribuída a seguinte pontuação aos primeiros 20 jogadores: 1.º classificado - 50 pontos; 2.º - 46 pontos; 3.º - 42 pontos; 4.º - 38 pontos; 5.º - 34 pontos; 6.º - 30 pontos; posições seguintes, em sequência decrescente de dois pontos, até ao 20º classificado.
Classificação atual do Circuito de Xadrez do Munícipio de Loulé
1.º - José Prata (Loulé ++ ), 50 pontos (VII Torneio de Alte A)
2.º - Luís Botelho (Loulé ++), 46 pontos (VII Torneio de Alte A)
3.º - André Dumont (AXAL), 42 pontos (VII Torneio de Alte A)
4.º - Tiago Pinho (Loulé ++ ), 38 pontos (VII Torneio de Alte A)
5.º - João Pacheco (Loulé ++), 34 pontos (VII Torneio de Alte A)
6.º - Hélder Jacinto (AXAL), 30 pontos (VII Torneio de Alte A)
7.º - Pedro Aleixo (Messinense), 28 pontos (VII Torneio de Alte A)
8.º - Kees de Kruif (Loulé ++), 26 pontos (VII Torneio de Alte A)
9.º - Vítor Leal (Loulé ++), 25 pontos (VII Torneio de Alte B)
10.º - Lambertus Smeman (Loulé ++), 24 pontos (VII Torneio de Alte A)
11.º - Amarildo Lima (Loulé ++), 23 pontos (VII Torneio de Alte B)
12.º - Marcos Dias (Loulé ++), 22 pontos (VII Torneio de Alte A)
12.º - Viktor Mihali (Loulé ++), 22 pontos (VII Torneio de Alte B)
14.º - Ricardo Boto (ADC Faro), 20 pontos (VII Torneio de Alte A)
15.º - Paulo Gomes (Loulé ++), 19 pontos (VII Torneio de Alte B)
16.º - Henk van Ginkel (Loulé ++), 18 pontos (VII Torneio de Alte A)
17.º - Nikolai Kravchuck (Messinense), 17 pontos (VII Torneio de Alte B)
18.º - Paulo Oliveira (Loulé ++), 16 pontos (VII Torneio de Alte A)
19.º - Nicholas Hays-Paris, 15 pontos (VII Torneio de Alte B)
20.º - Filipe Barros (ADC Faro), 14 pontos (VII Torneio de Alte A)
20.º - Afonso Oliveira (Loulé ++), 14 pontos (VII Torneio de Alte B)
21.º - Leo Dehlinger, 13 pontos (VII Torneio de Alte B)
22.º - Luís Sousa (AXAL), 12 pontos (VII Torneio de Alte A)
22.º - Yury Yatsuk (Messinense), 12 pontos (VII Torneio de Alte B)
24.º - Dinis Custódio (Messinense), 11 pontos (VII Torneio de Alte B)
25.º - António Guerreiro (Messinense), 10 pontos (VII Torneio de Alte A)
25.º - Mário Viegas (Loulé ++), 10 pontos (VII Torneio de Alte B)
27.º - Hélio Pena (ADC Faro), 8 pontos (VII Torneio de Alte A)
28.º - Manuel Machado (Messinense), 6 pontos (VII Torneio de Alte A)
29.º - Valentyn Hips (Loulé ++), 4 pontos (VII Torneio de Alte A)
30.º - José Mariano (Loulé ++), 2 pontos (VII Torneio de Alte A)