O São Brás CineTeatro Jaime Pinto foi o anfitrião desta iniciativa pioneira na região. Uma iniciativa do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul (CMR Sul) e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia que se realizou nos dias 5 e 6 de julho.
Durante dois dias, um painel de excelência composto por especialistas nacionais e internacionais abordou temas atuais e de grande relevância, desde a esclerose múltipla e doença de Parkinson à reabilitação pós-AVC, reabilitação vestibular, traumatismo crânio-encefálico, cuidados primários e prescrição de exercício em condições neurológicas. A coerência e qualidade científica do programa mantiveram o público motivado e envolvido, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar na reabilitação neurológica.
Um dos momentos altos deste evento foi o workshop “Exploração multimodal de experiências de movimento integrados em atividades funcionais: aplicabilidade”, que possibilitou aplicar, de forma prática, os conhecimentos partilhados.
A avaliação global foi muito positiva, com muitos participantes a lamentarem apenas a curta duração desta sessão.
Entre as principais conclusões destaca-se a necessidade de reforçar o trabalho em rede entre as diversas unidades de saúde, potenciando cuidados mais eficazes e integrados. A troca de experiências entre profissionais de diferentes zonas do país e setores – público, privado e cuidados continuados – contribuiu para alargar horizontes e criar novas sinergias. Foi ainda sugerida a evolução do formato para Jornadas de Reabilitação do Algarve, alargando o âmbito e a participação a outros profissionais da reabilitação.
O evento reuniu cerca de 100 participantes, um número considerado muito positivo pela organização. Adesão que confirma o crescente interesse pela área da fisioterapia neurológica, perspetivando-se, para futuras edições, uma participação ainda mais alargada com maior antecedência na divulgação.
O CMR Sul reafirma o seu compromisso com a excelência formativa e científica, assumindo-se como polo de referência na promoção da prática baseada na evidência e na valorização do papel da reabilitação neurológica em Portugal.