Este programa é destinado aos jovens descendentes de imigrantes que adquiram nacionalidade portuguesa, como forma de reforçar os seus laços de pertença a Portugal, através do acesso ao alojamento proporcionado pelas diversas Pousadas de Juventude que constituem a Rede Continental de Turismo Juvenil.
A Movijovem irá conceder até 500 (quinhentas) estadias, em unidades pertencentes à Rede Continental de Turismo Juvenil, ao abrigo de um programa de promoção da cultura, história e património de Portugal, destinado aos jovens descendentes de imigrantes que adquiram nacionalidade portuguesa.
Este protocolo estabelece ainda à ACM condições comerciais especiais para a utilização das Pousadas de Juventude sempre que solicitada ao abrigo do Programa Escolhas, um programa que visa a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e grupos étnicos, tendo em vista, entre outros objetivos, a dinamização comunitária e cidadania.
Este protocolo vai ao encontro das funções de solidariedade social da Movijovem, designadamente no que concerne à mobilidade e à integração social e cultural dos jovens. A Movijovem, mesmo estando a passar por um período de consolidação financeira, aumentou nos últimos anos o valor atribuído a Descontos e Política Social. Em 2014 foram mais de 800 mil euros, correspondendo a cerca de 17% dos proveitos de alojamento.
A cerimónia pública de assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Movijovem, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e o Alto Comissariado para as Migrações, I.P., será no próximo dia 23 de junho, pelas 15h00, na Sede do "Projeto +XL – E5G" (Centro Sociocultural de Santo António, Rua António Gonçalves, 2810 Laranjeiro - ALMADA), e contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba.
Mais informações em www.pousadasjuventude.pt
Por MoviJovem