Perante uma plateia numerosa, o autarca fez um balanço do trabalho realizado nos últimos quatro anos e anunciou os projetos que pretende concretizar num novo mandato.
O encontro contou com a presença de candidatos da Coligação aos vários órgãos autárquicos, Hélder Martins, candidato à presidência da Câmara Municipal de Loulé, e Silvério Guerreiro, candidato à Assembleia Municipal.
No arranque da sua intervenção, Francisco André dirigiu palavras aos adversários políticos, sublinhando a importância do respeito democrático:
“Desejo uma boa campanha à Sónia Custódio, ao Joaquim Guerreiro e à Nathalie Diogo. Uma campanha pela positiva, que dignifique a nossa freguesia.”
O autarca agradeceu ainda a colaboração dos eleitos da Assembleia de Freguesia:
“Quero ser justo e coerente: muito do que conseguimos fazer só foi possível com o apoio de todos os deputados da Assembleia, independentemente do partido.”
Obras e investimentos no último mandato
Francisco André destacou a execução de obras e serviços considerados estruturantes para a qualidade de vida na freguesia. Entre eles, referiu a requalificação do edifício-sede da Junta, transformando-o num espaço “moderno e digno”, e a criação do Espaço do Cidadão, que permite aos habitantes tratar de serviços como a renovação do cartão de cidadão e da carta de condução sem sair da freguesia.
Outros investimentos marcantes incluem:
• Aquisição de equipamento para limpeza de fossas sépticas, um serviço pioneiro entre as freguesias do concelho;
• Pavimentação de acessos em localidades dispersas, como Moita de Guerra, Macheira, Carvais e Portela;
• Alargamento do cemitério da Cortelha, com 72 novos gavetões;
• Requalificação da extensão de saúde da Cortelha, que passou a dispor de computadores, impressoras e mobiliário adequado;
• Apoio à natalidade, com incentivos que chegam aos 2.500 euros por criança;
• Aquisição de novos equipamentos e viaturas para serviços operacionais.
“Esta listagem só tem um nome: trabalho, trabalho e mais trabalho. Trabalho da equipa da Junta, da Assembleia de Freguesia, da Câmara Municipal e de todos os que se empenharam em fazer de Salir um tesouro no coração do Algarve”, afirmou.
Novas propostas para Salir
Francisco André apresentou as prioridades para o próximo mandato, entre as quais se destacam:
• Requalificação das piscinas de Salir;
• Criação de um parque infantil e de uma praça para eventos ao ar livre;
• Continuação da aposta na habitação, com soluções que fixem jovens casais no interior;
• Melhoria das acessibilidades e saneamento básico, para atrair população e investimento.
“O nosso futuro depende de equipar o interior com água, saneamento e boas acessibilidades. Se criarmos estas condições, muitos dos que hoje pagam rendas de 800 euros no litoral vão preferir viver no interior”, sublinhou o candidato.
Compromisso com a terra e com as pessoas
No fecho do discurso, Francisco André reforçou a sua motivação:
“Sou um apaixonado pela minha terra e pelas minhas gentes. Aceitei este desafio porque acredito que podemos continuar a fazer melhor. Vamos trabalhar com as pessoas e para as pessoas, para que todos tenham ainda mais orgulho na sua terra.”
A sessão terminou com um momento de convívio entre os presentes, acompanhado de petiscos, num ambiente de proximidade e confiança para o arranque da campanha eleitoral.