No rescaldo da tomada de posse do executivo para o novo mandata autárquico, 2021-2025, decorreu no passado dia 18 de outubro a votação, em Reunião de Câmara Municipal, para fixação do número de Vereadores a Tempo Inteiro do Executivo Camarário de São Brás de Alportel.

A proposta para o presente mandato autárquico, apresentada pelo Sr. Presidente de Câmara, determinou a fixação de 3 elementos do executivo para tempo inteiro, em dissemelhança aos 4 elementos no anterior mandato. Tendo em conta que neste mandato foram eleitos 2 Vereadores pelo Partido Social Democrata -mais um do que no mandato anterior- os pelouros atribuídos cingiram-se aos elementos eleitos pelo Partido Socialista.

O PSD/SBA, em declaração de voto, considerou que apesar de se constatar a duplicação de pelouros e responsabilidades durante os 4 anos do mandato anterior, para o novo mandato esta duplicação volta a confirmar-se, o que, consequentemente, pode implicar constrangimentos na gestão camarária do Concelho.

Na mesma declaração de voto, o PSD/SBA expressa o seu voto favorável apesar de considerar que os constrangimentos referidos acima, porém, embasa a sua posição ao defender que a verba despendida no 4 elemento do executivo, no anterior mandato, poderá ser aproveitada na qualidade de investimento para o Município. É sugerido no mesmo documento algumas opções viáveis para esses fundos, que totalizam cerca de 40 mil € anuais resumidos a 160 mil € durante os 4 anos de mandato, entre elas: “concretizar uma possível redução de impostos como o IRS onde os Sambrasenses pagam a taxa máxima, ou do IMI que tem a taxa máxima no Algarve, excluindo os concelhos abrangidos pelo PAEL, ou reforçar determinados apoios às Associações do concelho ou ainda incentivar a subida de escalões dos trabalhadores da Câmara Municipal.”