Todos os medalhados do ciclismo português em Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos serão homenageados no próximo sábado, também no Velódromo, no jantar comemorativo do 116.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo, durante o qual serão também entregues os prémios da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais.
A competição de classe 1 internacional decorre no sábado, das 9h00 às 13h40 e das 15h45 às 20h30, e no domingo, entre as 9h00 e as 15h00. A entrada é gratuita e permite aceder a um espetáculo de alto nível, que inclui corredores medalhados em Campeonatos do Mundo e da Europa de elite.
Estão inscritos ciclistas oriundos de dez países: Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suíça e Ucrânia.
A seleção francesa vai apresentar-se com uma equipa de primeiro nível, sobressaindo François Pervis, atual bicampeão do mundo e vice-campeão da Europa de keirin. É um corredor cujo palmarés conta com seis títulos mundiais e com dois recordes do mundo. Outros gauleses a merecer olhar atento são Quentin Lafarge, terceiro classificado na prova de velocidade do último Mundial, e Virginie Cueff, vice-campeã europeia de keirin.
O polaco Adrian Teklinski, terceiro classificado na corrida de scratch do recente Campeonato da Europa, é outro dos medalhados presentes. Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual júnior, em 2014, também competirá.
Homenagem aos Medalhados
No sábado, às 20h00, inicia-se o jantar comemorativo do 116.º aniversário da Federação Portuguesa de Ciclismo, a mais antiga federação do desporto nacional. A ocasião será aproveitada para homenagear os ciclistas que conquistaram medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa e em Jogos Olímpicos, sendo-lhes atribuído o título de Sócio de Mérito da Federação.
Serão agraciados Cândido Barbosa, campeão europeu de esperanças em 1996, Ivo Oliveira, campeão mundial e europeu de perseguição individual júnior em 2014, Micael César, campeão mundial e europeu júnior de BMX em 2005, Nelson Oliveira, vice-campeão mundial sub-23 de contrarrelógio em 2009, Rafael Reis, medalha de bronze na prova de fundo para juniores do Campeonato da Europa de 2010, Ricardo Marinheiro, vice-campeão mundial júnior de XCO em 2009, Rui Oliveira, vice-campeão mundial júnior de scratch em 2013 e Sérgio Paulinho, vice-campeão olímpico de fundo em 2004. Já foram anteriormente distinguidos Rui Costa, campeão mundial de fundo na categoria de elite em 2013, Carmo Carvalho e Ivone Carvalho, campeãs mundiais de ciclismo artístico em 1990, 1993 e 1998, e José Poeira, responsável técnico por várias das medalhas conquistadas pelo ciclismo português.
Também com a Medalha de Sócio de Mérito serão homenageados os dirigentes e ex-dirigentes Henrique Castro, José Calado e Vítor Pedroso, assim como a Eduardo Marçal Grilo. Artur Lopes receberá o diploma de Presidente Honorário e Francisco Manuel Fernandes o de Vice-Presidente Honorário.
A cerimónia contará ainda com a entrega dos prémios da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais a Gustavo Veloso, Ciclista do Ano, W52-Quinta da Lixa, Equipa do Ano, e Hélder Oliveira, Équipier do Ano.
Mais eventos oficiais
19 de dezembro, 21h00: Passeio Luzes de Natal, Funchal, Madeira
20 de dezembro, 9h00: Passeio de Natal – Nos Trilhos de Santa Marta, Santa Marta Penaguião
20 de dezembro, 10h00: Passeio de Artes, Ofícios e Saberes de Vimioso
Por UVP-FPC