A ORANTA – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal promove, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, a 4.ª edição do Festival Feliz Onda, um evento de entrada livre que celebra a cultura ucraniana em conjunto com a portuguesa.

O festival terá lugar no espaço do antigo ciclo, frente ao novo edifício da Câmara Municipal de Lagos.

Durante três dias, o recinto será palco de um vasto programa cultural que inclui atuações musicais e de dança, exposições, gastronomia típica de ambos os países, jogos tradicionais e atividades dirigidas às crianças.

Um dos momentos mais marcantes do evento será a assinatura formal do protocolo de geminação entre Lagos e a cidade ucraniana de Pivdenne. A cerimónia contará com a presença do presidente do município ucraniano, Volodymyr Novatskyy, do presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, e da embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhailenko.

No espaço do festival estará também presente o autocarro oferecido pelo Município de Vila do Bispo, que a ORANTA está a transformar num hospital ambulante destinado ao apoio humanitário às vítimas da guerra na Ucrânia.

Programa oficial

Sexta-feira, 22 de agosto

  • 17h00 – Abertura do recinto;

  • 19h30 – Alunos do Estúdio de Vocal Harmonia (Portimão);

  • 21h30 – Concerto da banda britânica Poor Man’s Band;

  • 23h00 – DJ Franpe;

  • 01h00 – Encerramento.

Sábado, 23 de agosto

  • 17h00 – Abertura do recinto, com hastear das bandeiras e execução dos hinos nacionais;

  • 17h30 – Grupo de Cavaquinhos do CEL – Centro de Estudos de Lagos;

  • 18h00 – Escola de Dança “As Estrelinhas” do Estoril (cultura ucraniana);

  • 19h00 – Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere;

  • 20h00 – Música instrumental tradicional ucraniana com Jasmin;

  • 21h00 – Escola de Dança “As Estrelinhas” do Estoril;

  • 22h00 – Fado;

  • 23h00 – DJ Franpe;

  • 01h00 – Encerramento.

Domingo, 24 de agosto

  • 15h00 – Abertura do recinto;

  • 15h30 – Jogos tradicionais ucranianos;

  • 17h00 – Teatro com marionetas;

  • 17h45 – Jogos tradicionais ucranianos;

  • 18h30 – Hastear da bandeira da Ucrânia (Dia da Independência);

  • 19h30 – Concerto da banda Shaleni Ukry (música tradicional ucraniana e hip-hop, com artistas de várias nacionalidades);

  • 24h00 – Encerramento.