Em família ou entre amigos, este fim de semana convida a uma visita à pitoresca aldeia de Parises, no coração da Serra do Caldeirão de São Brás de Alportel, que estará animada com um programa de caminhadas, oficinas criativas intergeracionais, peregrinação, eucaristia, petiscos, artesanato, atuações, o divertido baile serrano e o tradicional leilão dos tabuleiros floridos dedicados em honra de Nossa Senhora de Fátima
A tradição regressa a Parises no próximo fim de semana, 10 e 11 de maio, com uma nova edição da Festa dos Tabuleiros Floridos, que conta um programa recheado de propostas para toda a família, integrado na rota das “Aldeias de Portugal”.
Um fim de semana especial onde não faltará a peregrinação, a tradicional procissão das velas, o bailarico com leilão de tabuleiros e muitas novidades, nomeadamente diversas caminhadas e oficinas para miúdos e graúdos aprenderem a fazer os “biscoitos de festa” e a preparar os tabuleiros floridos.
A pitoresca aldeia de Parises, situada no coração da Serra do Caldeirão de São Brás de Alportel, celebra este fim de semana a aparição de Fátima aos pastorinhos, com mais uma edição da bonita Festa dos Tabuleiros Floridos em honra de Nossa Senhora de Fátima, uma tradição de cariz religioso que conta anualmente com muitas centenas de visitantes.
O programa tem início no sábado, logo pelas 9h00, junto à Igreja Matriz de São Brás de Alportel, com uma peregrinação à Capela de Nossa Senhora de Fátima (Parises). Uma iniciativa do Agrupamento de Escuteiros 1330 de São Brás de Alportel.
Inscrições abertas até 9 de maio, pelas 16h00, no Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal ou através dos contactos: 289 840 000 (rede fixa nacional) / municipe@cm-sbras.pt.
As caminhadas continuam na parte da tarde com partida junto ao Adro da Igreja Matriz de São Brás de Alportel, pelas 15h00. A Caminhada pela Estrada Nacional convida a percorrer 20 quilómetros, num percurso de dificuldade elevada. Uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que faculta viatura de apoio e transporte de regresso aos participantes. Inscrições até dia 9 de maio, pelas 16h00 para os contactos: 289 840 000 (rede fixa nacional) / municipe@cm-sbras.pt .
À mesma hora tem início, no mesmo local, a Caminhada por Trilhos de ligação à Via Algarviana. Esta caminhada organizada pela “São Brás a Caminhar, leva os participantes a percorrer 17 quilómetros, num percurso de dificuldade elevada.
A tradicional Procissão das Velas no Adro da Capela de Parises tem início pelas 21h30 e encerra o primeiro dia deste evento.
O domingo, dia 11, começa com um passeio pelos campos da aldeia que tem início às 9h30, junto à Casa da Serra – Núcleo Interpretativo da Serra do Caldeirão. Depois de colher as flores, será tempo de participar na oficina intergeragional de preparação dos tabuleiros floridos que inclui a confeção de “biscoitos de festa”!
Uma missão muito especial para dar uma nova vida a esta antiga tradição, pelas mãos dos mais jovens, dinamizada pelo Grupo de Trabalho “Amigos da Aldeia”.
A participação nestas atividades carece de inscrição prévia e do pagamento de três euros por pessoa. Inscrições disponíveis através dos contactos: 289 840 019 (rede fixa nacional) / municipe@cm-sbras.pt.
Entretanto, ao Parque da Serra regressa, a partir as 12h00 o Mercadinho na Aldeia, com artesanato, produtos locais e saborosas refeições e petiscos.
A eucaristia em honra da Nossa Senhora de Fátima realiza-se na Capela de Parises, pelas 15h30. Momento seguido do tradicional bailarico com Válter Reis e a atuação das “Vozes do Barrocal e do grupo “São Brás Bailando” assim como o aguardado leilão dos tabuleiros floridos.
A Festa dos Tabuleiros Floridos é uma das mais emblemáticas tradições da zona serrana de São Brás de Alportel e atrai anualmente centenas de visitantes, valorizando o património imaterial e reforçando os laços comunitários.
Esta edição especial da Festa dos Tabuleiros Floridos em honra de Nossa Senhora de Fátima é organizada, em parceria, pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Paróquia de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escuteiros 1330 de São Brás de Alportel, com o apoio da Associação IN LOCO, do Grupo “São Brás a Caminhar” e do Grupo de Trabalho “Amigos da Aldeia”.