6 DE ABRIL, no Museu do Traje em S. Brás de Alportel, das 10h às 18h

Mesmo com alguma chuva, o Algarve acabou o mês de Janeiro em situação de seca hidrológica extrema, com “níveis de água subterrânea significativamente baixos”, e as albufeiras a 34% da sua capacidade. Vivemos um período de seca como nunca tanto se falou, particularmente no Algarve.

Falamos em restrições no consumo de água, abre noticiários.

Faz-nos pensar na forma como usamos a água e com os cuidados que devemos ter.

No entanto, é possível continuar a ter um jardim, um bonito jardim.

Conscientes dos problemas ambientais que já se fazem sentir e que provavelmente se irão agravar nos próximos anos, não queremos transmitir uma mensagem pessimista, mas sim apresentar alternativas possíveis e agradáveis para ser possível continuarmos a ter jardins bonitos, floridos e relaxantes, fontes de vida e inspiradores, sabendo que o legado para as gerações vindouras é positivo e salvaguarda a biodiversidade. Usando as plantas certas, é possível um jardim sem rega, ou com um consumo muito limitado de água.

Para encontrar a resposta a este desafio, pode encontrar plantas e aconselhamento na FEIRAS DAS PLANTAS, a realizar dia 6 DE ABRIL, no Museu do Traje em S. Brás de Alportel, das 10h às 18h. Este evento terá entrada gratuita pois o único objetivo é promover jardins sustentáveis, sem recurso a grandes quantidades de água, partilhando o conhecimento e a preocupação com o futuro.

O conceito desta Feira nasceu de um grupo de inspiradores e inspirados produtores de plantas, profissionais e amadores, todos amantes de jardins. Nesta altura do ano em que os dias se alongam e ficam mais quentes, e quando a maioria de nós sente o entusiasmo pelos jardins, preocupa-nos sempre adquirir as plantas certas.

Com a ressalva de como e quando plantar, e tendo em mente as restrições hídricas.

Com tudo isto em mente, o ênfase é dado às plantas do clima mediterrânico, que estão adaptadas a longos períodos de seca no verão, uma vez que é a época do ano em que estão dormentes, ou seja, param o seu desenvolvimento. Esta é a forma de sobreviverem face às elevadas

temperaturas de verão e à escassez de água. Mais facilmente morrem com regas regulares…

Felizmente, a ideia de uma feira de primavera foi encorajada pelo Museu do Traje e pela Câmara de São Brás de Alportel.

A Feira das Plantas irá proporcionar uma maravilhosa seleção de plantas para venda. Haverá plantas indígenas, árvores frutíferas e ornamentais, conselhos sobre bonsais e ervas aromáticas.

Pretendemos que se transforme num encontro de amigos, entusiastas amantes de plantas, oferecendo a oportunidade de conhecer viveiristas como o Ben e a Jo, do Jardim Seco, Miguel Cotton do Pomar dos Sabores, amadores como Harriet Bodé e Sue Finlay, para partilhar conhecimento e experiências vividas.  

Conheça o grupo OGTen Net, uma associação em expansão, cujo único objetivo é aprender uns com os outros.

Interessado em bolbos? Ulli, em representação da Pacific Bulb Society, estará presente.

Fugindo á produção em massa de catos e suculentas, Afro Plants terá presença garantida com uma vasta seleção de plantas dos climas mais extremos e secos do planeta.

Pode encontrar no local algo para petiscar e para se refrescar.

Também haverá um local para deixar as suas plantas para levantar mais tarde e continuar as compras, bem como ajuda para levar as suas novas plantas até ao carro.

Junte-se a nós para disfrutar de um dia agradável.

 

Teresa Chuva