A XII edição da Feira Medieval de Silves contou com 132 mil visitantes, número que indica que o evento continua a crescer e a afirmar-se como um dos mais importantes acontecimentos do Verão algarvio.

Durante os 10 dias de recriação histórica foram destacados factos que marcaram o passado e a identidade cultural da cidade, retratada como “A Mágica Capital da Cultura”. Duzentos e trinta e oito expositores e tabernas participaram (artesãos, mercadores, místicos, tabernas, doçaria, bebidas e kebab), bem como 22 grupos de diferentes áreas (teatralização, torneio de armas a cavalo, música, dança, animação de rua, cenografia, recriação histórica, falcoaria, grupos de armas).

As “Experiências Medievais” foram outro dos produtos de sucesso do evento, já que este ano cerca de seis de dezenas de visitantes optaram por visitar a feira desta forma única e especial.

Este foi, ainda, um “ecoevento”, já que se implementaram cuidados e regras mais apertados no sentido de proceder à separação de resíduos para posterior reciclagem. Para além disso, teve lugar uma campanha prévia de sensibilização aos munícipes, que ofereceu entradas para a Feira a 72 pessoas que entregaram cartão, plástico e outros materiais para reciclagem, tendo sido recolhidos 101 kg de embalagens e 144 kg de cartão.

A XII edição da Feira Medieval de Silves promoveu o envolvimento das coletividades do concelho, não apenas na dinamização de espaços de exposição e/ou tabernas, mas também nos diversos serviços que a própria feira envolve, já que os roupeiros, o fornecimento de bebidas e a gestão do xilb (moeda da feira) foram entregues a associações locais.

A data da edição de 2016, que será a XIII, foi anunciada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, no espetáculo de encerramento: o evento decorrerá entre 5 e 14 de agosto do próximo ano, estando, assim, assegurada a continuidade desta festa que envolve toda a cidade de Silves.

A autarquia agradece a todos os que contribuíram para que este fosse mais um evento de sucesso e uma referência nacional no que a feiras medievais diz respeito - funcionários, residentes, expositores, associações, grupos de animação, comerciantes locais, patrocinadores, parceiros, instituições e visitantes.

 

A todos um sincero agradecimento!

 

Por: CM Silves