A flora específica dos jardins do Mediterrâneo é o tema central da Feira de Outono que acontece no Museu do Trajo no próximo sábado, dia 29, entre as 11h00 e as 16h00.

Uma mostra de plantas, palestras temáticas, livros sobre jardinagem e produtos orgânicos completam a oferta de um evento que revela em São Brás de Alportel os segredos de um jardim mediterrânico.

Com vista a promover as plantas e jardins que melhor se adaptam ao clima da nossa região, a Feira de Outono dos Jardins Mediterrânicos propõe um dia dedicado a estes espaços verdes, que podem ser um caso de sucesso em jardinagem. A garantia é dada pelos profissionais do setor que esclarecerão dúvidas e oferecerão aconselhamento personalizado aos visitantes.

No certame, a decorrer no jardim do Museu do Trajo, estarão em exposição várias espécies de árvores, arbustos, plantas e até sementes indicadas para a construção de um jardim de estilo mediterrânico, que tem inúmeras opções e consegue sobreviver aos meses mais quentes do ano, mesmo com um fraco recurso à água.  

A iniciativa conta ainda com três palestras de participação gratuita: às 11h30 Daisy Mae da empresa Ceratonia vai conversar sobre a produção de plantas aromáticas medicinais e os seus efeitos; “Um oásis à mão de semear” é o ponto de partida para o arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes que vai abordar a questão da sustentabilidade dos jardins no Algarve, a começar às 13h00; e, por último, os usos contemporâneos e tradicionais das ervas aromáticas e a sua aplicação no tratamento de pessoas e plantas será o tema da palestra proferida por Fernanda Botelho, às 14h30.   

A Feira de Outono dos Jardins Mediterrânicos é organizada pela Associação para os Jardins em Clima Mediterrânico (Mediterranean Gardening Association Portugal), terá um serviço de catering para os visitantes e a entrada tem o preço de 1.00€, sendo gratuita para menores de 16 anos.

 

Por: CM S. Brás de Alportel