A Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza está de regresso a Albufeira para a sua 24º edição. O evento regressa à cidade pela segunda vez, depois da estreia em 2019.

A XXIV edição Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza vai realizar-se nos dias 8, 9 e 10 de julho, na Marina de Albufeira. O evento contará com muitos pontos de interesse e animação e também com concertos de Tony Carreira, Bárbara Tinoco e José Praia e Aqua Viva.

Na apresentação pública do evento, que aconteceu na manhã de hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo começou por sublinhar que «o programa é bastante interessante e a população está ansiosa por momentos de lazer e divertimento». O edil espera que «o espaço fique lotado», uma vez que tem recebido feedback que mostra que há muitos interessados na Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza.

«Este evento traz a Albufeira muita gente e é isso que se pretende num destino turístico como o nosso», disse o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

«A organização da caça, há alguns anos, foi fundamental para a manutenção das espécies» e, por essa razão, o autarca reforça a pertinência deste evento, que tem também uma parte pedagógica, no sentido em que alerta para a caça selvagem e ilegal.

Por seu turno, Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve, destacou o «empenho» de todos os envolvidos no evento, que culminou com uma organização de «êxito».

O responsável acrescentou ainda que «a feira terá cerca de 2 mil metros quadrados de área coberta e uma mostra de raças autóctones algarvias e outras raças exóticas». Existirão ainda as demonstrações de falcoaria e de cães de parar e haverá «um aquário gigante de 13 metros de comprimento e 3 de largura». A salientar ainda o sempre apreciado concurso de mel do Algarve e o de ovinos da raça churra algarvia.

João Amaral, administrador da Marina de Albufeira referiu que «é uma honra para a Marina ter sido o local escolhido para o evento. Continuaremos a fazer a Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza sempre que a Câmara Municipal e a Federação assim entenderem». «A Marina é dos albufeirenses», frisou.

«Penso que temos condições para este tipo de eventos, visto que usufruímos de um espaço agradável e com dimensão suficiente para realizar estas atividades», vincou.

Em termos de programação, há a destacar que no dia 8, sexta-feira, a mostra abre às 18:00 horas com uma cerimónia de abertura e respetiva visita aos stands, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Pelas 23:00 horas, está marcado um concerto com Tony Carreira, período em que o Salão de Exposições encerra. Porém, o recinto da Feira fecha as portas às 02:00 horas.

Já no sábado, é possível visitar a feira a partir das 11:00 horas e o concerto será novamente às 23:00 horas, desta vez com Bárbara Tinoco, atual mentora do «The Voice Kids», programa da RTP1.

Do programa de domingo, o destaque vai para o colóquio intitulado «A problemática da caça em Portugal e suas patologias», a ter lugar às 09:30 horas no Hotel Nau — São Rafael Atlântico. O colóquio encerra no final do período da manhã, com as presenças do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e do presidente da Federação de Caçadores do Algarve, Vítor Palmilha. Segue-se uma visita à feira e um almoço- convívio com todos os clubes e associações filiados na Federação.

Outro grande destaque, é a arte equestre. No dia de abertura, às 21:00 horas, está marcado um espetáculo de apresentação da «Charanga a cavalo da Guarda Nacional Republicana» e, no dia seguinte (dia 9), à mesma hora, o espetáculo equestre vai reunir emoções com «Sentimento equestre por Lusitanus Miranda - Equestrian Art». No último dia da Feira, terá lugar a «2ª. Taça de Dressage — Cidade de Albufeira» (Provas P2 e E3), entre as 09:00 e as 14:00 horas.

Neste último dia, a Feira despede-se do público às 21:00 horas numa cerimónia de encerramento a cargo de José Carlos Rolo. Antes, a animação musical será com Válter Cabrita e, às 20:00 horas, com José Praia e Aqua Viva.

 

Por: Filipe Vilhena