De 24 a 27 de julho, São Brás de Alportel voltou a ser o centro das atenções com mais uma edição da Feira da Serra, que voltou a superar expectativas e atraiu mais de 35 mil visitantes de todas as idades, registando-se um acréscimo de entradas.
Com um recinto de mais de 4 hectares, mais de 300 expositores, 22 espaços temáticos e mais de 70 horas de espetáculo, esta edição voltou a encher-se de visitantes que ali encontraram inúmeras razões para desfrutar e aproveitar estes dias de verão. 
 
Durante quatro dias, o coração do Algarve ganhou vida com a Feira da Serra, que reuniu tradição, inovação, gastronomia, musica e muita animação num só lugar.
Marcada pela boa disposição, a Feira da Serra voltou a ser ponto de encontro entre gerações. Destaque para a crescente presença de jovens, que cada vez mais se envolvem, visitam e participam ativamente neste certame, contribuindo, ao lado das famílias e dos visitantes habituais, para que a Feira da Serra seja um espaço de partilha, celebração e descoberta para todas as idades. 
 
"Sentimos um enorme orgulho ao ver as ruas da Feira da Serra cheias de público e, muito especialmente, ao observar tantos jovens que não só nos visitam, mas também participam ativamente nesta iniciativa, assegurando a continuidade desta tradição tão nossa," refere Marlene Guerreiro, presidente da Comissão Organizadora da Feira da Serra. "A cada ano, procuramos inovar e oferecer uma experiência rica e para todos, e esta edição provou que estamos no caminho certo para continuar a crescer e a conquistar quem visita a Feira da Serra" acrescenta. Um dos locais onde se reflete esse envolvimento da juventude é exatamente o Palco Jovem, onde muitos novos talentos locais têm a oportunidade de brilhar pela primeira vez (e não só). A apresentação do videoclip da Banda Feira da Serra Jovem de 2024, feito em parceria com Oliver Sean, foi um dos momentos mais marcante desta edição, que contou ainda com a apresentação de uma nova edição deste projeto. Destaque ainda para o contributo de mais de 100 jovens voluntários, que colaboraram na preparação e dinamização do evento, mostrando que a Feira da Serra é, cada vez mais, vivida com entusiasmo pelas novas gerações, que a sentem como sua.
 
No Grande Palco, os concertos de Matias Damásio, Emanuel, Pedro Abrunhosa e Carolina Deslandes reuniram um público entusiasta, que vibrou com ao som da sua música, sempre um dos principais destaques da festa. Ao longo dos quatro dias, subiram também a este palco talentos locais, como Terra Sul, Beatriz Pereira, Super Pop e ArtMusa abriram este palco reforçando a forte ligação desta iniciativa ao ADN são-brasense.
 
O mel foi o produto em destaque deste ano e esteve no centro de várias experiências gastronómicas, atividades pedagógicas e espaços temáticos, como o “Sítio do Mel” ou o renovado “Palco Sabores”, dando palco à tradição apícola e sensibilizando os visitantes para a importância das abelhas na sustentabilidade do planeta. A zona da “Aldeia Serrana” e o “Encontro de Ofícios” trouxeram à Feira ainda mais artesãos, cheiros e memórias de outros tempos.
 
Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel descreve “A Feira da Serra como um exemplo vivo de como a nossa cultura e o nosso património podem unir gerações, trazendo vida e dinamismo ao nosso concelho. Este evento não só reforça a identidade do interior algarvio, como promove a economia local, dando voz e espaço a talentos e tradições que merecem ser celebrados."
 
Entre as novidades deste ano, destacou-se a “Sopa da Serra”, que permitiu a oferta de uma variedade de opções adaptadas a diferentes regimes alimentares, sendo muito bem-recebida pelo público, reforçando a importância de alternativas inclusivas para todos os visitantes. 
 
Outro ponto alto foi o novo espaço “Serra Tech”, que juntou tecnologia, empreendedorismo e inovação ao mundo rural, trazendo consigo o dinamismo do interior.
 
Também não faltaram os espaços já bem conhecidos e apreciados por muitas famílias: o “Sítio dos Curiosos”, com uma extensa variedade de atividades para os mais novos e o “Sítio dos Animais”, onde, para além de burros, cabras, coelhos e diversas aves, os visitantes puderam assistir a nascimentos ao vivo na capoeira. Também o Picadeiro foi palco de momentos marcantes, com espetáculos equestres que encantaram o público pela sua elegância e destreza. Já o “Palco Patudos” cativou o público com demonstrações caninas cheias de habilidade, energia e emoção, deixando todos maravilhados com estes amigos de quatro patas.
 
No decorrer da Feira da Serra a acessibilidade e a segurança voltaram a ser prioridades. O reforço de equipas, a instalação de um novo posto de comando da Proteção Civil e zonas reservadas junto ao Grande Palco garantiram segurança, conforto e inclusão para todos os visitantes.
 
A Feira da Serra 2025 afirmou-se mais uma vez como um evento chave na promoção do interior algarvio, valorizando a tradição, abraçando a inovação e celebrando com orgulho as potencialidades locais.
 
 
Por: SBrás