Organizada pela Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, a mostra internacional inspira-se num tema da atualidade, a «Europa e o fenómeno migratório», e está patente na área da Mango até ao dia 7 de agosto.
Esta edição do FARTOON, agora novamente em exposição, teve a maior afluência de inscrições de sempre.
Os 35 cartoons finalistas foram selecionados de entre 250 trabalhos, provenientes de 21 países.
Promovendo o cartoon como uma forma de expressão e de comunicação, o FARTOON tem também como objetivo dar a conhecer novos talentos.
Com o tema «Europa e o fenómeno migratório», o FARTOON - Mostra de Cartoons de Faro aumenta a consciencialização para temas da sociedade contemporânea, um dos papéis atribuídos ao cartoon enquanto forma de arte.
Os participantes foram desafiados a considerar as várias causas e origens da migração, incluindo os conflitos, preconceitos religiosos e raciais, assim como as alterações climáticas e os problemas ambientais.
Entre os finalistas está o cartoon do português Hélder Peleja, além de trabalhos provenientes de países tão distintos como Brasil, Turquia, Rússia, França, Síria ou Cuba, entre outros.
Os primeiros prémios foram atribuídos, respetivamente, a Sava Babic, da Sérvia; J. Kustana, da Indonésia; e Ali Shafai, do Irão.
Por: Pure