É com estranheza que o Partido Socialista vê o Presidente da Concelhia do PSD Lagoa tirar fotos junto a uma das empreitadas de substituição de condutas em curso, afirmando que aquela é uma obra reivindicada há 11 anos pelo PSD Lagoa.

É que há 11 anos estávamos no ano de 2013, o que quer dizer que o PSD, afirma e reconhece, com todas as letras, que passado poucos meses de ter perdido as eleições começou a reivindicar obras que não concretizou durante 28 anos. Para além de não as concretizar, não deixou qualquer projeto para as realizar, nem tão pouco um estudo, o que é bem demonstrativo da preocupação que o PSD tinha com a eficiência hídrica do concelho e com as perdas de água, na ordem dos 44%, que Lagoa apresentava na altura.  

Obras a decorrer

Substituição da Conduta Adutora Lagoa – Estômbar - Calvário

Substituição da Conduta Adutora Cerca da Lapa – Moinhos – Vale de Milho

Substituição da Conduta Adutora Cerca da Lapa – Sesmarias

Instalação de Zonas de Medição e Controlo em todo o concelho

Tal como prometeu em 2021, o Executivo Socialista, liderado por Luís Encarnação, encontra-se a realizar obras estruturantes na rede de abastecimento de água do concelho, dando passos decisivos, nos três primeiros meses do ano, para ter um sistema que permita ter um serviço de melhor qualidade e que prepare o concelho para o futuro.

As intervenções que decorrem, neste momento no concelho, tal como aquelas que já foram realizadas durante o ano de 2023, resultam de um levantamento realizado, durante o ano de 2022, por uma empresa especializada, para ser perceber em que estado se encontravam as condutas, quais as intervenções prioritárias, bem como quais os sistemas que podiam ser implementados para melhorar a rede, tal como as ZMC´s (Zonas de Medição e Controlo), que divide o sistema por setores, permitindo aumentar a pressão apenas nas seções onde é necessário, trazendo muitas outras vantagens aos sistema de distribuição.   

São medidas há muito tempo planeadas que vem dar resposta a uma necessidade de largos anos e a uma necessidade imediata face à seca extrema que se vive na região.

As obras já realizadas e as que estão a decorrer, fazem parte da 1ª fase de reformulação e otimização do sistema adutor do concelho prevista no Plano Tático de Gestão Patrimonial de Infraestruturas do Município de Lagoa, tais como a substituição das condutas adutoras e as ações de setorização da rede e gestão da pressão, bem como a obra de aumento da capacidade do reservatório das Sesmarias, que aguarda o visto do Tribunal de Contas.  

Orçadas em mais de 5 milhões de euros, estas intervenções que estão a renovar mais de 15 quilómetros da rede foram todas objeto de candidatura a financiamentos no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica, já aprovada, com um financiamento de cerca de 2 milhões e meio.

São grandes investimentos em obras pouco visíveis, mas que estão a preparar o concelho para o futuro, tornando-o mais resiliente às alterações climáticas através de uma gestão eficiente dos recursos ambientais, sobretudo da água e da energia.

Em concreto, a renovação das redes de abastecimento de água permitirá alcançar vários objetivos:

- Reduzir o número de ocorrências por falhas no abastecimento;

- Reduzir o volume de água não faturada;

- Reduzir o volume de perdas reais e aparentes de água;

- Reduzir o volume de água importada pelo sistema;

- Melhorar o desempenho do município em todos os indicadores de avaliação dos sistemas.

 

PS Lagoa