A sua presença resultou do 3MT-UAlg 2025 – Concurso Três Minutos de Tese, concurso que desafia doutorandos a apresentarem a importância e o impacto da sua investigação em apenas três minutos e com recurso a um único diapositivo.
Maria Esther Ollivier, doutoranda em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, venceu o 3MT-UAlg 2025. Fábio Gonçalves, doutorando em Psicologia, conquistou o 2.º lugar. Ambos aceitaram o convite para representar a UAlg no SEA-EU Science Show 2025 após a sua prestação no concurso.
Integrado no Work Package 6 – Science Communication da Aliança SEA-EU, o evento reuniu 12 doutorandos de oito universidades europeias num palco único para apresentar ciência de forma criativa, acessível e divertida.
Maria Esther apresentou “Como transformar conhecimento em ação?”, explorando a sua jornada entre ciência e performance. Já Fábio abordou a divagação mental como "um fenómeno muito comum, mas pouco estudado em humanos”, destacando a importância de aprofundar este fenómeno.
Durante três dias, os participantes prepararam as suas apresentações num workshop intensivo conduzido por Ulf Evert (“Mr. Science”) e Katharine Simmons (“Ms. Show”), garantindo apresentações dinâmicas e envolventes para o público.
O SEA-EU Science Show 2025 celebrou a comunicação científica, a diversidade de temas e o talento de jovens investigadores, promovendo o intercâmbio internacional e o reforço das competências de comunicação.
UAlg