«Paderne Medieval» está de regresso à aldeia mais típica do concelho de Albufeira, recentemente classificada como «Aldeia de Portugal».

O evento, organizado pelo Município em parceria com a Junta de Freguesia e a Casa do Povo de Paderne, decorre a partir do dia 29 de dezembro até 1 de janeiro de 2023, com a promessa de atrair milhares de pessoas à localidade. Um mercado medieval com bancas e barraquinhas recheadas de deliciosas iguarias gastronómicas, representação de artes e ofícios, atuações alusivas à época e a recriação de um cortejo histórico fazem parte do cartaz. As inscrições para quem pretenda participar como expositor decorrem até ao próximo dia 2 de dezembro.

 

A aldeia mais típica do concelho de Albufeira prepara-se a rigor para receber o evento mais esperado do ano, o “Paderne Medieval”, que de 29 de dezembro a 1 de janeiro de 2023, transforma a pequena localidade do barrocal algarvio numa verdadeira montra da história e da etnografia do séc. XIV, com destaque para a Cerimónia da Entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne, por D. Dinis, à Ordem de Avis, o desfile histórico e o mercado medieval, com bancas e barraquinhas e um excelente programa de animação.

Ao longo dos quatro dias, o mercado medieval estende-se pelas ruas e ruelas estreitas da freguesia, invadidas por cheiros e sabores provenientes das excelentes iguarias gastronómicas, da representação de artes e ofícios e de várias atuações alusivas à época.

À semelhança de edições anteriores, o evento será transmitido em direto, no dia 31 de dezembro, no programa “Somos Portugal”, numa emissão de seis horas, das 14h00 às 20h00, com entrevistas e reportagens sobre o concelho.

Podem participar como expositores, entidades públicas e privadas da freguesia de Paderne (prioritariamente) e do restante Concelho. A organização prevê, ainda, a possibilidade de aceitar inscrições de expositores de fora do concelho, no caso de não serem ocupados todos os espaços disponíveis.

A inscrição para quem pretenda participar como expositor deve ser efetuada através do envio de ficha própria, até ao próximo dia 2 de dezembro, para o email: turismo@cm-albufeira.pt. O valor a cobrar aos expositores, varia consoante se trate de participação em banca para exposição de artesanato, que será de 40€; tasquinha propriedade dos expositores (dimensões máximas de 3mx3m – sujeitas a aprovação da organização), no valor de 45€; tasquinha cedidas pela organização no valor de 90€ e espaço na Mouraria, no valor de 3,5€ m2 por dia.

O valor da inscrição deverá ser liquidado até ao próximo dia 16 de dezembro, em dinheiro ou cheque, na Tesouraria da Câmara Municipal de Albufeira, ou através de transferência bancária para o seguinte IBAN: PT 50 0035 0018 00000500630 11, Banco Caixa Geral de Depósitos, titular: Município de Albufeira. O pagamento só deverá ser efetuado depois de comunicado ao expositor a confirmação da sua participação no evento. Refira-se que o não pagamento até à data indicada inviabiliza a participação, sendo que o comprovativo do mesmo deverá ser remetido para o email: turismo@cm-albufeira.pt. Caso o pagamento não seja efetuado dentro da data-limite, a vaga será atribuída a outro interessado.

A participação no Paderne Medieval obriga a que os expositores estejam trajados à época, sendo que o traje deve ser providenciado pelos próprios.