Por Teresa Lourenço | Nutricionista | Cédula Profissional 3087N tmlourenconutricao@gmail.com

O apetite é uma sensação proveniente da interação de hormonas, sinais intestinais e cerebrais e no qual estão envolvidos 3 sentidos (paladar, olfato e visão). Com o passar dos anos, vamos perdendo progressivamente a capacidade de regular e manter algumas funções, nomeadamente o apetite. A falta de apetite nos idosos denomina-se anorexia e é uma grande preocupação para os cuidadores.

A anorexia (diferente de Anorexia Nervosa – distúrbio do comportamento alimentar), pode provocar desequilíbrios nutricionais, fisiológicos e corporais – ex. perda de peso, sarcopenia (perda de massa muscular), incapacidade funcional e maior risco de mortalidade.

Como causas da anorexia podemos ter a diminuição do paladar, olfato e visão, tudo fatores que contribuem para o apetite e nos provocam prazer em ingerir os alimentos. Quem nunca sentiu “água na boca” por sentir o cheiro a Bulhão Pato ou por ver um prato colorido?! A solidão, depressão, demência ou dificuldades financeiras poderão também interferir com o apetite. E claro, alguma condição patológica (ex. falta de dentes ou problemas digestivos) que provoca a perda de apetite ou reduz a capacidade de se alimentar adequadamente.

Não devemos considerar a falta de apetite como “algo normal da idade”, deixo-lhe algumas sugestões para contrariar a situação:

·         Coma várias vezes por dia - pequenas doses;

·         Refeições em companhia agradável são preferenciais;

·         Junte alimentos preferidos com outros menos apreciados para garantir a variedade nutricional;

·         Aumente o valor nutricional das refeições, sem aumentar o tamanho da porção, ex. adicionar azeite na sopa, adicionar abacate na salada ou até adicionar suplementos em pó aos iogurtes, sopa ou leite;

·         Caminhe antes das refeições, estimula o apetite;

·         Evite lanches de bolachas, porque saciam e não estamos a ingerir nutrientes essenciais.

A identificação e intervenção precoce da anorexia pode ajudar a prevenir e corrigir qualquer deterioração/incapacidade funcional.