Alunos de 10 estabelecimentos começam o ano em escolas renovadas

O ano letivo começa agora com mais dez escolas secundárias requalificadas, segundo dados avançados pela Parque Escolar, que recorda que já foram intervencionados 152 estabelecimentos ao abrigo do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário.

As obras nas escolas secundárias da Trofa, Loulé, Pinhal Novo, Silves, e da Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes) tinham sido suspensas por falta de financiamento, mas foram retomadas e estão prontas para receber os alunos.

Das 14 escolas cujas obras haviam sido suspensas, existem outras duas que ainda estão em obras, mas que deverão estar concluídas na abertura do ano letivo: a Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos) e a Escola Secundária de Anadia (Aveiro), avança Catarina Frazão, secretaria geral da Parque Escolar, em comunicado enviado para a Lusa.

Também as secundárias D. João V (Amadora), Camilo Castelo Branco (Oeiras) e a Básica e Secundária de Resende foram alvo de intervenção.

Além destes casos, a Parque Escolar prevê que, até ao final do ano, deverão estar requalificadas outras dez escolas nos distritos de Aveiro, Porto e Faro.

Assim, no distrito de Aveiro, foram escolhidas a secundária Soares Basto, a Básica e Secundária de Castelo de Paiva, a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e Escola Básica e Secundária de Búzio (Escola Básica e Secundária de Vale de Cambra).

No distrito do Porto, serão realizadas obras nas secundárias de Marco de Canaveses e de Amarante, na escola secundária de Castêlo da Maia, Escola Secundária Augusto Gomes e Escola Secundária D. Dinis;

Também a escola Secundária João de Deus, em Faro, deverá ficar renovada ainda durante este ano letivo.

Além destes casos, outras cinco ficarão requalificadas até ao final do ano: Escola Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis), Escola Secundária de Marco de Canaveses, Escola Básica e Secundária de Castelo de Paiva, Escola Secundária de Amarante e Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (Aveiro).

Das 14, restam apenas duas, a Secundária de Mem Martins, cuja obra deverá terminar em 2016, e a Secundária Gago Coutinho (Alverca do Ribatejo), “que será objeto de uma revisão do respetivo projeto de execução, com significativa redução do investimento, para posterior lançamento do concurso para a empreitada”, explica a empresa.

Atualmente decorrem obras de requalificação em 18 escolas, existindo ainda seis estabelecimentos de ensino que aguardam o lançamento de concurso ou a adjudicação de nova empreitada: Escola Secundária de Padrão da Légua (Matosinhos), Escola Secundária de Monte da Caparica, Escola Secundária João de Barros (Corroios), Escola Artística António Arroio (Lisboa), Escola Secundária Gago Coutinho(Alverca do Ribatejo),  e Escola Secundária de Ponte de Lima.

 

 

Por VA/Lusa