Sete alunos e professores da Escola Secundária de Loulé viajam para Taranto na Itália, no âmbito de um projeto Erasmus+ W.A.T.E.R. - World Attitude to the Treasure - Environment Responsability.

No primeiro encontro de parceiros entre 11 e 17 de fevereiro, a Escola Secundária de Loulé fez-se representar 4 alunos do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias (Alexandre Coelho, Sofia Mendes, Raquel Cavaco, Catarina Candeias), 1 aluno do 10º ano do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico) e 2 docentes (Hélder Lourenço e Liliana Peralta). Durante a semana, realizaram-se atividades de educação e formação ligadas à temática da “Água e Vida”, uma vez que o projeto foca principalmente a conservação dos recursos hídricos e a importância dos mesmos, para o bem-estar humano global.

O projeto, composto por cinco parceiros de diferentes regiões geográficas, Chania na Grécia, Taranto em Itália, Skrunda na Letónia, Loulé em Portugal e Bafra na Turquia, pretende analisar a situação e procurar soluções eficazes na salvaguarda deste tesouro – a água.

No âmbito de várias áreas disciplinares, foram realizadas abordagens pedagógico-didática diversificadas, para destacar a importância da água na qualidade de vida das populações em todos os países paceiros e para desenvolver competências que promovam a salvaguarda deste recurso para as próximas gerações.

Com este projeto, pretende-se ainda reforçar o sentido de responsabilidade pela construção de uma Europa sustentável, reforçar o trabalho intercultural numa dimensão multidisciplinar e internacional e melhorar as competências comunicativas e sociais dos alunos. Os docentes envolvidos também tiveram oportunidade de trabalhar e trocar metodologias de ensino, experiências e conhecimentos.

 

Por: Ermelinda Travia

Coordenadora de escola do projeto Erasmus+