O Salir TT volta a percorrer a Serra Algarvia pelo 32º ano consecutivo. Devido à pandemia, este ano não serão plantadas árvores para evitar ajuntamentos e a lotação será reduzida em 20%. Contudo, o espírito é o mesmo de anos anteriores e a promessa é viver ao máximo a adrenalina, as paisagens e os trilhos.

V. A. – Decorridas 32 edições desde o início do Salir TT e, apesar de não ter participado desde os inícios, como compara o Salir TT de então com o de agora? O que mudou em termos de organização e participações?

VM – Em termos de organização pouco ou nada mudou. Alguns elementos saíram, outros entraram, mas o espírito de equipa é sempre igual, é a família SALIR TT. A forma de trabalhar é que se alterou, as novas tecnologias vieram trazer um melhor conhecimento do terreno através das imagens de satélite, GPS, etc.

 O objetivo é mostrar a todos que o Algarve não é só praia, existe um mundo maravilhoso na nossa serra. Em relação a participantes veio aumentando até 2019, ano em que comemoramos a 30ª edição, depois colocamos o limite nas 100 viaturas, media de 300 participantes e será o nosso limite de participações para anos futuros.

 

V. A. – A Edição 31.º do Salir TT decorreu a 7 de março de 2020. Estávamos nos inícios da Pandemia em Portugal. Qual era ao sentimento na altura e que medidas foram tomadas, já haviam muitas restrições?

VM – Ainda não tínhamos a verdadeira noção da pandemia, ouvia-se, lia-se, mas sobre a verdadeira realidade começamos a ter conhecimento na semana a seguir ao nosso evento que coincidiu com o cancelamento de outros eventos.

 

V. A. – A Edição 32.º do Salir TT irá decorrer no próximo dia 27 de novembro. Comparativamente com a edição do ano passado, que medidas irão ser tomadas? Qual é o espírito participativo dos organizadores e dos inscritos?

VM – A edição de 2021 será uma edição diferente, edição especial. Vamos reduzir as inscrições em 20 % e “cortar” motos. Vai ser um ano exclusivo a jipes 4x4. Será um evento acima de tudo dedicado à condução TT deixando um pouco para trás o convívio para evitar ao máximo grandes ajuntamentos.

O espírito é sempre igual, viver um dia com a adrenalina ao máximo partilhando as nossas belas paisagens e trilhos aos inscritos.

 

 V. A. – Comparativamente com anos anteriores, quantos participantes e viaturas já estão inscritos?

VM – Cortamos em 20 % as inscrições e já estão todas preenchidas. Esgotamos inscrições em 1 hora e 18 minutos. Vamos para o terreno com 80 viaturas e perto dos 250 participantes.

 

V. A.– Sendo este um evento que conta com uma vertente ambiental, também irá decorrer a plantação de árvores? Se sim para quando está prevista essa iniciativa?

VM – No ano de 2021 não. Tal como disse vamos evitar ajuntamentos por isso decidimos adiar a plantação para o evento de 2022 em março.

 

V. A –  Apesar que já lhe fiz esta pergunta numa entrevista anterior, qual o ponto de situação relativamente ao crescimento e manutenção dessas árvores?

VM – Infelizmente muitas acabam por não vingar, mas a maioria tem crescido e estão a ser devidamente tratadas pelos proprietários dos terrenos.

 

V.A. –  Nestes 7 anos à frente do Salir TT, qual o balanço que pode fazer deste evento?

VM – Quando falamos no evento mais antigo em Portugal, não se pode individualizar uma pessoa, temos de valorizar o trabalho que é feito em equipa. Coube-me a mim “dar a cara e a voz” aquando da saída do Honório Teixeira, mas é a equipa que está à frente deste evento. Toda e qualquer decisão é tomada em equipa.

Realizar desde 1990 um evento anualmente sem interrupções, sempre com grande afluência, só podemos fazer um balanço positivo.

 

V. A. – Qual a estimativa orçamental para a realização da edição deste ano, comparativamente com anos anteriores houve um acréscimo ou decréscimo?

VM – Terá um impacto perto de 30 % de decréscimo em relação a anos anteriores. Um valor que muito tem a ver com a redução no número de inscrições.

 

V. A. –  Quais os apoios e patrocínios do Salir TT, mantêm-se?

VM – Sim, a nível de apoio temos de destacar sempre a Câmara Municipal de Loulé, sempre disponíveis para ajudar em tudo o que é necessário para a qualidade e acima de tudo para a continuidade do evento e a Junta de Freguesia de Salir que é um grande suporte local para nós.

Ao nível de patrocinadores é com grande agrado que mantemos as nossas parceiras de anos anteriores, Cavaco e Pina, A.Mestre, Algarpneus, Renteci, Rinel, Construções Pedra Vidraça Algarvia, Carlos Palma, Ascol, Create by Sandia, Pinguinha e Bota, Antares, No Problem, Talho FDM e Auto Sem Limites. De destacar ainda o excelente acordo que fizemos com a Line Star Life para a segurança de todos no evento e da excelente divulgação do evento à Voz de Loulé.

 

V. A. –  Como vê o futuro deste evento, e como tem sido a adesão dos jovens na organização e preparação deste passeio?

VM – Quando se fala de uma organização amadora não podemos olhar muito para o futuro do evento. Hoje organizamos, preparamos o 32º SALIR TT, dia 28 de novembro arrumamos a casa e tentamos organizar o próximo.

 

Por Nathalie Dias