A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) é o representante na região da Enterprise Europe Network (EEN), uma iniciativa da Comissão Europeia que consiste na maior rede do mundo de serviços de apoio à inovação e internacionalização de PME e StartUps,...

...presente em mais de sessenta países e englobando mais de seiscentas entidades e três mil profissionais, permitindo combinar conhecimento e experiência internacional com conhecimento local e facilitando a inovação das empresas em novos mercados.

O Grupo de Peritos de Turismo da Enterprise Europe Network, coordenado por Paulo Bota, da estrutura do EEN na CCDR-Algarve, divulgou esta semana um conjunto de iniciativas/temas a desenvolver no próximo ano, potencialmente interessantes para as empresas deste setor.

2018 EU-China Tourism Year

Os peritos da Enterprise Europe Network na área do turismo e património cultural estão a colaborar ativamente com a iniciativa PET - Partnerships in European Tourism promovendo a participação dos clientes da rede nos vários eventos relativos ao mercado turístico chinês, relevando-se o ITB Berlin (6-7 março), onde as empresas europeias do setor do Turismo poderão agendar encontros bilaterais com operadores turísticos chineses.

Turismo e Indústrias Criativas

Peritos da EEN irão identificar ecossistemas inovadores que envolvam cooperação entre empresas de turismo e da área criativa, com o objetivo de prestar serviços especializados de apoio à inovação e internacionalização. Sublinhe-se que, neste âmbito, terá lugar o TO Design Meeting 2018, em Turim (Itália), que irá abordar o tema design e arquitetura no setor da hotelaria e onde a rede organizará um evento de cooperação empresarial, disponível no Network’s events calendar.

Digitalização das PME do setor do Turismo

A EEN irá ajudar as empresas do setor do turismo a encontrar soluções tecnológicas no domínio do digital para melhorarem os seus serviços. Unidades hoteleiras, operadores turísticos e outras organizações ligadas ao setor poderão entrar em contato com empresas TIC e procurar soluções digitais interessantes através de reuniões bilaterais organizadas pela rede, como será o caso do B2B da feira internacional de turismo de Berlim, em março de 2018. Consulte os Network’s partnering services

Turismo e Economia de Partilha

Em 2018, a rede também apoiará as PME na exploração de novas oportunidades da economia de partilha (ou economia colaborativa), em particular, no âmbito do turismo sustentável e herança cultural. Várias organizações da rede estão envolvidas em projetos-piloto co-financiados pelo Programa COSME. Entre outras ações, pretende-se fazer o mapeamento das plataformas colaborativas, a organização de fóruns de discussão e a disponibilização de serviços especializados às empresas com grande potencial.

Aconselhamento no âmbito da inovação e do crescimento

Além das iniciativas referidas, os peritos do EEN continuarão a prestar serviços de aconselhamento e orientados para a criação de parcerias às empresas do setor do Turismo. No que respeita ao acesso ao financiamento da UE sugere-se a consulta do Guide on EU funding for the tourism sector 2014-2020.

Para informação mais detalhada, consulte AQUI os serviços disponibilizados pela Enterprise Europe Network, representada a nível nacional pelo consórcio EEN-PORTUGAL.

Para mais informações consulte o sítio nacional ou o sítio regional na Internet da Enterprise Europe Network –CCDR Algarve.

 

Por: CCDR