Criado no presente ano letivo, e coordenado pelo Gabinete de Comunicação, o Programa reforça a ligação da UAlg à comunidade escolar, na região e em todo o País.
Para além de aproximar a Universidade das escolas e incentivar os jovens a prosseguirem estudos superiores, a iniciativa valoriza o papel dos estudantes da UAlg como agentes de divulgação e representação junto das suas escolas de origem. No âmbito do Programa, os embaixadores visitam as escolas para partilhar testemunhos sobre a vida académica, a cidade de Faro e a oferta formativa da Instituição, contribuindo para escolhas vocacionais mais informadas.
O Programa pretende acrescentar valor ao proporcionar orientação vocacional com rosto, através de testemunhos de pares, o que torna a informação mais clara e próxima, ajudando os alunos do secundário a compreender percursos, saídas profissionais e modos de ingresso. Contribui ainda para ajudar a combater assimetrias de informação, podendo alcançar escolas de todo o País, e promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
Simultaneamente, desenvolve nos embaixadores da UAlg competências de comunicação, liderança, organização de eventos, trabalho em equipa e cidadania ativa, valorizadas pelo mercado de trabalho. Cria ainda uma relação duradoura com as escolas, através de uma rede de cooperação entre a UAlg, docentes e serviços de psicologia e orientação, facilitando visitas futuras, sessões temáticas e esclarecimento contínuo. Por fim, com enquadramento institucional, a UAlg assegura materiais oficiais de apoio e a articulação com as escolas, garantindo qualidade e consistência da informação partilhada.
Quem pode candidatar-se?
Podem candidatar-se estudantes da Universidade do Algarve matriculados em CTeSP, licenciaturas, mestrados integrados ou mestrados, com motivação, capacidade de comunicação e disponibilidade para participar em, pelo menos, uma visita.
Candidaturas:
Submissão através de formulário online
Mais informações aqui.
UAlg




