Foi entre os dias 17 e 18 de maio que Albufeira acolheu os melhores ginastas do país para os Campeonatos Nacionais de 1.ª e 2.ª divisão.

O Pavilhão Desportivo de Albufeira foi o palco da competição, que trouxe até à cidade centenas de pessoas. A competição contou com a participação de 36 clubes nacionais, e quase 500 atletas. O presidente do Município, José Carlos Rolo, considera que “uma vez mais, Albufeira mostrou estar à altura da organização de competições desportivas de referência”.

Os Campeonatos Nacionais de 1.ª e 2.ª divisão de Ginástica Acrobática decorreram no passado fim-de-semana, em Albufeira. A competição contou com a participação de 36 clubes nacionais, que vieram até Albufeira disputar os títulos nacionais em várias categorias. Entre os dias 17 e 18 de maio, passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira quase 500 atletas, incluindo alguns dos desportistas que representaram a seleção nacional no último campeonato da Europa.

O praticável montado no recinto recebeu as provas de várias categorias e escalões, desde Iniciados até aos Seniores. No final, a vitória em Grupos Femininos de Seniores da 1.ª divisão foi conquistada pelas atletas do Gimnofrielas, que alcançou a vitória na competição masculina da mesma categoria. Já na competição da 2.ª divisão, o título de seniores em Pares Masculino foi alcançado pela Associação Desportiva Parque das Nações. Em Pares Mistos, a vitória foi para os atletas do Ginásio Clube de Tomar, e em Grupos Femininos para a Associação de Ginástica de Santarém.

Em jogo estiveram os títulos de várias outras categorias. No final, destaque para as atletas do Acro-Albuhera – Clube de Ginástica de Albufeira, que terminaram o torneio de grupo feminino Júnior de 2ª divisão na 8.ª posição. A equipa composta por Noa Ferreira, Gabriela Guerreiro e Luana Cabrita amealhou um total de 52.150 pontos.

Durante os dois dias da competição, passaram pelo Pavilhão Desportivo de Albufeira cerca de 800 visitantes. O presidente do Município, José Carlos Rolo, mostra-se satisfeito com a forma como decorreram os campeonatos, e realça a “importância de trazer cada vez mais eventos de referência para o concelho”. Para o autarca, “Albufeira é hoje um ponto de encontro nas mais diversas áreas, e isto é fundamental para combatermos os efeitos na sazonalidade da nossa indústria turística”. Também o vice-presidente da Câmara Municipal e vereador com o pelouro do Desporto destaca a “capacidade instalada no Município para o acolhimento de eventos desportivos em diferentes modalidades”. Em vésperas de Albufeira se tornar Cidade Europeia do Desporto 2026, Cristiano Cabrita considera que “estão reunidas as condições para mostrarmos que estamos à altura de receber as competições mais importantes”.

Os Campeonatos Nacionais de 1.ª e 2.ª Divisão de Ginástica Acrobática foram organizados pela Federação de Ginástica de Portugal, com coorganização do Acro-Albuhera – Clube de Ginástica de Albufeira e o apoio institucional do Município de Albufeira, do IPDJ e do Plano Nacional de Ética no Desporto.